Fatores muito importantes para um bom resultado de um procedimento cirúrgico são a alimentação e a hidratação após a cirurgia, para que o corpo se recupere bem, favorecendo o processo de cicatrização.
Depois de um procedimento cirúrgico, o corpo como um todo entende que sofreu uma agressão e dispara vários mecanismos para sua defesa, alterando todo o metabolismo.
Hoje vamos falar sobre:
- Cuidados após cirurgias plásticas.
- Importância da hidratação após a cirurgia plástica.
Confira a seguir.
Cuidados após cirurgias plásticas
Após qualquer cirurgia plástica, é necessário ter alguns cuidados com postura, alimentação e com o curativo em si, para garantir a boa cicatrização da pele e bons resultados.
Um dos principais cuidados que o paciente deve ter é com os seus curativos, principalmente para que o processo de cicatrização ocorra sem complicações.
Independentemente de qual seja a cirurgia realizada, é preciso seguir as recomendações do cirurgião, que geralmente envolvem:
- Uma alimentação balanceada.
- Repouso em posição confortável e adequada de acordo com a cirurgia.
- Manutenção dos equipamentos de proteção (caso necessário).
- Suspensão de exercícios físicos na primeira semana, principalmente quando existem pontos ou grampos.
- Boa hidratação.
Algumas cirurgias podem demandar a realização de sessões de drenagem linfática para ajudar o corpo a se recuperar mais rápido.
O ideal é o paciente sanar suas principais dúvidas com o cirurgião e saber dos cuidados necessários de acordo com o procedimento realizado.
Importância da hidratação após a cirurgia plástica
A água tem o poder de agir de dentro para fora no organismo, eliminando todas as impurezas do corpo, melhorando as possibilidades de uma cicatrização mais rápida e auxiliando na formação de novos tecidos. Por isso, ingeri-la em quantidades adequadas é muito importante durante o período de pós-operatório.
- A ingestão frequente de água também ajuda a promover a hidratação da pele de dentro para fora, auxiliando na boa elasticidade cutânea.
Ressaltamos que a água deve ser ingerida na dose certa, na qual ela evita desidratação. O ideal é que, no período de recuperação de uma cirurgia, sejam ingeridos por volta de 2 litros de água por dia, ou seja, de 8 a 10 copos.