Rugas de marionete (ou linha de marionete) são linhas de expressão formadas pelo processo de envelhecimento cutâneo e pelo deslizamento dos coxins de gordura da pele.
- Esse nome é uma alusão aos bonecos de marionete, que possuem duas linhas marcadas e saem do canto da boca até o queixo. Essas marcas são causadas pelo envelhecimento da derme e pela perda da elasticidade e da firmeza da pele, resultando na perda da marcação do rosto.
Hoje vamos explicar mais sobre essas rugas, sobre como evitá-las e quais as formas de tratamento.
Confira!
Principais causas
As linhas de marionete não são apenas causadas pelo avanço da idade. Outros aspectos que podem favorecer o surgimento dessas linhas na fisionomia são:
- A diminuição de produção do colágeno
- Genética
- Consumo de tabaco
- Exposição ao sol sem proteção
- Poluição
Além disso, as rugas podem ser causadas por má alimentação e perda de peso acentuada.
É possível evitar as linhas de marionete?
Existe, sim, uma forma de prevenir ou retardar o surgimento precoce dessas linhas: processos estéticos que utilizam o colágeno, responsável pela estrutura dos tecidos do rosto.
Bons hábitos de saúde e estilo de vida também ajudam a prevenir o surgimento das linhas.
- O uso diário de protetor facial, já que os raios do sol podem causar diversos danos à pele, é uma boa prática de prevenção.
- Além disso, cuidados com a alimentação, com a ingestão de água e com a rotina de exercícios ajudam a evitar esse aspecto, além de retardar o envelhecimento do corpo de forma geral.
Tratamentos
Para quem deseja tratar as linhas de marionete, o ideal é procurar uma clínica de cirurgia plástica que faça tratamentos estéticos. Em geral, o procedimento é feito com ácido hialurônico, uma substância biocompatível com o corpo humano.
- Pode demorar em torno de 30 minutos, com anestesia local. É um processo indolor e sem desconfortos para o paciente. Essa substância é compatível com o organismo, sendo reabsorvida após seis meses.
- São necessários retoques e nova aplicação periodicamente.