A rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade e dura, em média, 1 ou 2 horas. Mas sabia que ela não é uma cirurgia meramente estética? Confira agora quatro curiosidades sobre a plástica de nariz:
- Não é só uma cirurgia estética.
- São mais realizadas no inverno.
- As técnicas para homens e mulheres são diferentes.
- Você vai precisar de dois travesseiros.
1ª não é só uma cirurgia estética
A rinoplastia frequentemente corrige problemas reais. Muitos pacientes têm problemas respiratórios em razão de desvio de septo, por exemplo, e uma cirurgia no nariz pode ser necessária. As técnicas de correção e plástica são aliadas em vários casos.
- Essa combinação pode aumentar o tempo de cirurgia, mas, de forma geral, o tempo de internação costuma ser de até um dia.
2ª São mais realizadas no inverno
A recuperação da rinoplastia é geralmente mais fácil e rápida em climas frios, devido à contração natural dos vasos sanguíneos nessas condições. Algumas recomendações comuns para quem passa por essa cirurgia são:
- Evitar ambientes quentes
- Utilizar compressas geladas pelo menos cinco vezes ao dia
Também há um aumento de cirurgias nesta época do ano pela alta preferência pelo período de férias escolares.
3ª As técnicas para homens e mulheres são diferentes
O ângulo e a inclinação do nariz dos homens são diferentes dos da mulher. Muitos cirurgiões plásticos inexperientes escolhem ângulos que “feminizam” o nariz masculino. Em geral:
- O nariz considerado feminino será levemente arrebitado.
- O nariz considerado masculino deve ser mais reto, sem tanta angulação para cima.
O resultado depende da anatomia de cada paciente.
4ª Você vai precisar de dois travesseiros após a plástica de nariz
Manter a cabeça elevada após a rinoplastia é fundamental nos primeiros 15 dias, pois ajuda a reduzir o inchaço noturno da área operada.
- A técnica de dois travesseiros é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de ajudar a manter o fluxo sanguíneo estável na região da face mesmo durante o sono.
Tem mais alguma dúvida sobre a rinoplastia? Entre em contato e marque a sua consulta!