Nas redes sociais da Clínica Dr. Daniel Rufatto, é frequente a seguinte dúvida: os resultados da minha cirurgia plástica podem durar para sempre? Para explicar melhor sobre esse assunto, hoje vamos falar sobre os resultados da lipoaspiração.
Afinal:
- Quais são os resultados da lipoaspiração?
- Quando se deve optar pela lipoaspiração?
- O que fazer para manter bons resultados em qualquer cirurgia plástica?
Confira!
Quais são os resultados da lipoaspiração?
Na lipoaspiração é realizada a remoção da gordura localizada abaixo da pele. Essa gordura será retirada parcialmente, mas em grande volume. Na maioria dos casos, é possível uma redução satisfatória das medidas.
A gordura retirada não voltará a aparecer, porém o tecido adiposo que ficar no paciente pode continuar se desenvolvendo.
- Lembre-se de que a gordura é uma reserva de energia do corpo. A energia não gasta é acumulada e forma as células adiposas (ou seja, de gordura). Portanto, com o passar dos anos, o seu corpo pode, sim, voltar a produzir mais células de gordura, de acordo com o gasto energético.
Quando se deve optar pela lipoaspiração
A lipoaspiração é indicada para pacientes que têm como objetivo a redução de gordura localizada e não para perder peso ou tratar obesidade. Pode ser realizada em diversas partes do corpo.
- Este procedimento busca retirar, de forma segura, a gordura localizada, utilizando-se de aparelhos de ponta, como o vibrolipoaspirador.
A cirurgia dura, em média, 3 horas e o tempo de permanência no hospital é de 24 horas. Você pode ler mais sobre os detalhes da lipoaspiração em outra página do nosso portal (clique aqui).
O que fazer para manter bons resultados
Tanto na lipoaspiração quanto na abdominoplastia e outras cirurgias plásticas, para manter os bons resultados é preciso disciplina com alimentação e atividade física.
Essa disciplina irá ajudar o paciente a manter o peso e, como sempre falamos aqui, a manutenção (manutenção, e não perda) de peso irá garantir ótimos resultados em longo prazo.
- Os resultados combinados com boa alimentação e exercícios podem durar por anos e décadas. A única coisa que não poderá ser mantida, depois de qualquer cirurgia plástica, é a juventude dos tecidos.
A diminuição do colágeno, um dos sinais do envelhecimento, fará com que a pele fique mais flácida. Isso pode afetar os tecidos operados, porém é um processo natural do corpo, que vai ficando mais flácido com o passar dos anos.
Outra questão natural é a diminuição da velocidade do metabolismo.
- Com o passar dos anos, mesmo com a manutenção dos hábitos alimentares e de atividade física, serão necessários novos esforços para manter o gasto calórico. Isso acontece porque o gasto de energia do corpo diminui naturalmente com o passar dos anos. Esteja atento a isso.