Cirurgia pós-obesidade
A “cirurgia plástica pós-obesidade” é indicada para pacientes que perderam muito peso depois de terem se submetido à cirurgia bariátrica.
Nesses casos, a pele perde a elasticidade, o que prejudica a estética e proporciona algumas complicações, como na postura, em razão do desequilíbrio causado pelo excesso de pele. Esses problemas acarretam em dificuldades de integração social e/ou de ter relações sexuais.
Algo que agrava o incômodo são as dermatites encontradas nas dobras da pele. Elas, inclusive, devem ser avaliadas antes de realizar qualquer cirurgia plástica.
É exigido que o paciente esteja com o seu peso estabilizado e tenha passado pelo procedimento da cirurgia a bariátrica há, no mínimo, um a dois anos, além de estar com o IMC abaixo de 30 para que seja realizar a cirurgia de pós-obesidade.
Há várias opções de procedimentos de retirada de pele: abdominoplastia, mamoplastia, braquioplastia, lifting de coxas, lipoaspiração, lifting facial. Eles podem ser feitos isoladamente ou de forma combinada, dependendo do caso e da orientação médica, desde que a segurança do paciente seja priorizada.