A otoplastia é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir o formato das orelhas, por exemplo, a orelha de abano e outras deformidades estéticas que causam desequilíbrio na aparência do rosto. Assim como qualquer outro procedimento, possui uma lista de recomendações a serem feitas durante o pré e o pós-operatório. Confira algumas dicas importantes a serem seguidas no pós-cirúrgico para uma recuperação mais harmoniosa.
Comparada com outras cirurgias plásticas, a otoplastia tem um pós-operatório bem mais tranquilo e com menos limitação de atividades. O paciente recebe alta no mesmo dia, ou em até 24 horas, e deve obedecer a algumas orientações básicas. Assim, o seu tempo de recuperação é mais sossegado e tem um resultado melhor.
Geralmente, quase não se sente dor no pós-operatório de otoplastia; quando existe, é facilmente controlada por analgésico. É bom evitar exposição a sol, friagem e ventos por aproximadamente 60 dias. Deve-se também ter cuidado para não sofrer traumas no local operado durante o mesmo período. É recomendado que se ingira apenas os medicamentos indicados pelo cirurgião, obedecendo a quantidade e horários previamente estabelecidos. Deve-se ainda manter o curativo conforme orientação do médico: seja paciente e não tire “só para ver como ficou”.