Como melhorar (ou perder gordura da barriga) sem a cirurgia

As cirurgias para o abdômen proporcionam bons resultados e podem ser feitas com segurança, mesmo em tempos de pandemia, porém, algumas vezes diminuir o volume abdominal por meio de tratamentos não cirúrgicos podem ajudar nos resultados finais do procedimento. 

A Clínica Dr. Daniel Rufatto realiza procedimentos cirúrgicos e estéticos, sempre se preocupando com a saúde do paciente. Pensando nisso, separamos hoje algumas dicas para você melhorar (ou perder) gordura da barriga sem procedimentos cirúrgicos. Os tópicos principais são: 

  • Causas: o que pode causar o aumento da gordura da barriga?
  • CoolSculpting
  • Lipo enzimática
  • Dieta e exercícios físicos

Confira!

 

Causas: o que pode causar o aumento da gordura da barriga?

Antes de falar dos métodos que podem lhe ajudar, é preciso falar dos fatores que podem causar o aumento abdominal. São eles:

  • Excesso de gordura superficial
  • Excesso de pele
  • Gordura visceral

A maioria dos procedimentos estéticos e cirúrgicos trabalham com os dois primeiros tipos de gordura. É importante realizar exames e consultar o seu médico para saber qual tipo de gordura está presente no seu caso. Mas fique tranquilo que as dicas que daremos agora podem lhe ajudar nos três casos. 

 

CoolSculpting

O termo em inglês, em uma tradução literal, significa “escultura por meio do congelamento”. Trata-se de um procedimento estético não invasivo que visa diminuir o excesso de gordura por meio do congelamento das moléculas gordurosas do organismo. Suas vantagens são: 

  • Procedimento sem cortes
  • Diminui a gordura localizada sem queimar os tecidos em volta
  • Efeito duradouro

As células eliminadas não voltam. O que pode acontecer é que as moléculas gordurosas restantes podem se desenvolver e se expandir. Por esse motivo, o tratamento deve ser feito em conjunto com dieta e exercícios físicos.

 

Lipo Enzimática 

Este é um procedimento minimamente invasivo que reduz a gordura localizada por meio da injeção de enzimas que emulsionam, ou seja, desconstroem, as moléculas de gordura. Vantagens: 

  • Procedimento sem cortes
  • Diminui a gordura localizada de maneira eficaz, pois as enzimas são injetadas com precisão nos locais desejados
  • Pode ser feito para diminuir a gordura localizada e no tratamento da celulite

 

Dieta e exercícios físicos

Apesar de ser uma recomendação subestimada, é apenas por meio da realização de dieta e exercícios físicos que a gordura visceral pode ser retirada. A gordura visceral fica localizada entre os órgãos da região abdominal. Ela não pode ser eliminada com procedimento cirúrgicos e, por isso, o tratamento requer uma mudança de hábitos.

Consulte um nutricionista para montar a sua dieta corretamente; assim, você pode escolher e ingerir alimentos que lhe ajudem na redução da gordura sem que isso atrapalhe a sua nutrição. 

Além disso, é importante consultar um educador físico ou fisioterapeuta que possa especificar quais exercícios são os mais indicados para a perda de gordura visceral. Cada paciente apresentará uma estrutura corporal e um metabolismo únicos e, para um bom resultado, será necessário um acompanhamento profissional de seu quadro. 

 

Caso queira realizar qualquer procedimento estético, procure um cirurgião plástico. Dessa forma, você terá mais segurança e certeza dos seus resultados.