Sempre que queremos realizar um procedimento cirúrgico, surge uma dúvida de como ela é feita e como se preparar, além de como será o processo de recuperação. Reunimos aqui um passo a passo de uma operação para que você possa entender tudo o que será feito, de forma resumida e rápida.
Passo a Passo de uma Operação
Ao marcar a primeira consulta, o médico irá avaliar a sua condição física e estrutural e indicará exames que verificarão a fundo como está a saúde do paciente, evitando assim complicações que possam ocorrer durante a operação ou sua recuperação.
Além disso, será analisado se o paciente possui com complicações como doenças crônicas ou possui áreas do corpo comprometidas e que impeçam a execução de uma cirurgia.
Após a análise dos exames, a cirurgia poderá ser marcada e com isso o paciente deverá atender a diversas recomendações médicas para se preparar para a operação. Em alguns casos a recomendação pode ser mais rígida, principalmente com fumantes, ou mais branda se a pessoa já leva uma vida mais tranquila em relação a sua rotina.
A operação
No dia da operação o paciente deverá chegar a clínica no prazo estabelecido pelo médico. Com isso ele será encaminhado para o pré-operatório onde será analisado novamente e encaminhado para a cirurgia, onde será sedado e a operação irá começar.
Cada intervenção cirúrgica tem sua particularidade e seu tempo de execução. Porém todos os pacientes após a finalização do procedimento tem um período que deverá ficar sob observação, seja na própria clínica se ela for equipada com um sistema de UTI ou dentro do hospital que recebeu a cirurgia.
Em cirurgias mais simples, o paciente poderá ir para casa no mesmo dia, em outros casos deverá permanecer mais de 24h em observação.
Recuperação
A recuperação será um período em que novamente o paciente deverá seguir recomendações médicas que devem incluir o repouso absoluto por alguns dias e a volta a rotina gradualmente.
Exercícios físicos e a volta ao trabalho dependerão da evolução do paciente que deverá realizar o acompanhamento médico durante o período pré-estabelecido, para verificação da evolução do local que sofreu a intervenção.