O explante mamário (ou explante de silicone) é o nome técnico da cirurgia de retirada da prótese da mama. Se você está pensando em realizar esse procedimento, é importante refletir bastante sobre o assunto.
Pensando nesse tópico e em como ele gera dúvidas, separamos um artigo para falarmos sobre:
- O que é o explante de silicone?
- Como ele feito?
- Quais são os cuidados pós-operatórios dessa cirurgia?
Confira tudo a seguir!
O que é o explante de silicone?
Como explicamos, o explante mamário é a retirada das próteses de silicone. As mulheres geralmente buscam essa opção tanto por questões estéticas quanto por indicação médica, como veremos mais adiante.
Na maioria das vezes, essa é uma decisão pessoal da própria paciente, mas não podemos ignorar o aumento de mulheres buscando essa operação após a influência de pessoas famosas.
Como é feito o explante mamário?
Durante a cirurgia, a cicatriz do procedimento anterior pode ser aproveitada para retirar o silicone das mamas. É importante lembrar que, quando o implante é removido, a mama pode ficar um pouco mais flácida, o que ocorre pela falta de preenchimento interno das mamas.
No que diz respeito à anestesia, normalmente opta-se pela geral ou pela peridural com sedação.
Caso a paciente deseje, a correção da flacidez pode ser feita de imediato, em uma única cirurgia, realizando a mastopexia.
Quais são os cuidados pós-operatórios da cirurgia do explante mamário?
Os cuidados que a paciente deve ter depois da cirurgia são bem parecidos com o pós-operatório da cirurgia de implante, ou seja:
- Tomar a medicação prescrita pelo médico nos horários indicados.
- Manter uma alimentação adequada e saudável.
- Fazer repouso.
- Realizar acompanhamento com o cirurgião para verificar o estado da cicatriz e a evolução da cicatrização das mamas.
O processo de recuperação é rápido: a paciente pode voltar para gradualmente para as atividades do dia a dia, as físicas, após duas semanas, e a dirigir automóveis, após três semanas