Mamoplastia é um procedimento que visa transformar ou modificar o formato das mamas, tornando-as mais harmoniosas e proporcionais ao restante do corpo.
Existem cinco tipos de procedimentos de cirurgia plástica nas mamas:
- Mamoplastia de aumento
- Mamoplastia redutora
- Mastopexia
- Mamoplastia reparadora
- Mamoplastia reconstrutiva
Mamoplastia de aumento
Um dos procedimentos mais procurados é o aumento das mamas. Geralmente, mulheres que possuem seios muito pequenos procuram a implantação da prótese de silicone. A cirurgia além de aumentar as mamas deixara as mamas mais rígidas e firmes, aumentando a autoestima e a sensualidade feminina.
Mamoplastia redutora
A redução de seio é recomendada para mulheres que possuem muito volume ou uma desproporção, causando incomodo, desconforto e até lesões na coluna. A cirurgia tem como intuito reduzir o excesso de gordura, o tecido glandular, a pele e corrigir a flacidez a fim de proporcionar um tamanho ideal e uma harmonia corporal eliminar uma possível flacidez no local.
Mastopexia
Conhecido também como “lifting”, o processo visa o levantamento do tecido de mamas “caídas” ou “flácidas”. O uso do implante em alguns casos também é efetuado, porém depende de textura, excesso de pele ou da densidade do tecido mamário, não só apenas a queda do órgão.
Mamoplastia reparadora
A mamoplastia reparadora, ou mastoplastia, visa corrigir assimetrias mamarias muito acentuadas, como diminuir aréolas, modificar formato e/ou posição dos seios, sem diminuir o tamanho e o peso das mamas. O procedimento varia de paciente para paciente e depende de uma avaliação médica prévia para a verificação da técnica a ser utilizada.
Mamoplastia reconstrutiva
Essa técnica é indicada para a paciente que teve de retirar parcial ou completamente a mama, em decorrência de tratamento contra câncer (mastectomia). O cirurgião “refaz” a mama e o procedimento pode ser realizado de duas formas: no mesmo tempo cirúrgico da mastectomia ou em uma cirurgia posterior.
A colocação da prótese durante o procedimento de retirada da mama encurta o prazo de recuperação e segue as mesmas condições das demais técnicas de mamoplastia
DICA
Procure cirurgiões credenciados no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para melhor atendimento e verificar se o médico está devidamente habilitado para o exercício da função.
Caso queira saber mais sobre ou realizar um procedimento cirúrgico, entre em contato conosco por meio de nosso site.