O que comer dois dias antes de uma cirurgia?

Os cuidados para uma cirurgia plástica começam antes do dia do procedimento. Eles são determinados para que haja um melhor resultado e para evitar eventuais complicações. 

Dependendo de qual cirurgia será feita, o médico poderá estabelecer um período pelo qual os cuidados deverão ser realizados. A alimentação é um aspecto que deve ser seguido à risca, já que alguns alimentos devem ser evitados antes de um procedimento cirúrgico. 

Para lhe ajudar a se preparar de maneira certa para uma cirurgia plástica, seja ela qual for, hoje vamos falar sobre:

  • Quais alimentos indicados antes de uma cirurgia.
  • Quais alimentos não são recomendados.

Confira abaixo todos os tópicos mais detalhadamente!

Quais alimentos pré-operatórios são indicados?

Antes de uma cirurgia plástica, é necessário que o seu sistema imunológico seja fortalecido, para que infecções e inflamações não ocorram durante ou depois do procedimento.

Dê preferência para:

  1. Alimentos com ferro

O ferro ajuda a evitar anemia e também acelera o processo de cicatrização. Por isso, alimentos como feijão, lentilha e ervilha são indispensáveis. 

  1. Gorduras saudáveis

Nem todas as gorduras são ruins para o nosso organismo. Na verdade, elas são importantes para manter a nossa saúde equilibrada. 

Esse tipo de gordura se destaca por auxiliar a cicatrização e evitar inflamações, por isso, invista em uma alimentação que contenha óleos vegetais, peixes e azeite.

  1. Vitamina C

A vitamina C atua como um antioxidante e também é famosa por aumentar a proteção do sistema imunológico. Com isso, ela incentiva o corpo a produzir glóbulos brancos, que ajudam no combate contra bactérias e inflamações.

 

 

  1. Água

Também não se deve deixar de lado o consumo de água: além de manter o corpo hidratado, isso ajuda evitar infecções e a liberar as toxinas presentes no organismo.

Quais alimentos não são recomendáveis?

Alimentos que contêm açúcar refinado e gorduras saturadas, frituras, biscoitos e refrigerantes precisam ficar de fora da lista do que comer antes de uma cirurgia.

  • Esses alimentos acabam comprometendo o sistema imunológico, deixando-o mais sensível a bactérias e infecções.
  • O sal, é encontrado em grandes doses em alimentos industrializados e fast foods influencia de forma negativa a pressão arterial. Além disso, também permite o aumento da retenção de líquido. Nesse contexto, o inchaço é garantido.

 

Siga a Clínica Dr. Daniel Rufatto para receber mais conteúdos sobre cirurgias plásticas.