Ter uma boa alimentação após a cirurgia plástica é um dos pilares para uma ótima cicatrização e rápida recuperação do procedimento realizado. Vejamos algumas dicas de alimentos que podem e devem ser consumidos durante o período pós-operatório, estimulando assim uma vida com mais saúde.
Quais alimentos podem ser consumidos?
Opte por carnes magras e peixes, já que as proteínas auxiliam na recuperação dos tecidos da cicatrização. Deve-se incluir na alimentação, de forma fracionada, antes e após o procedimento cirúrgico.
Gorduras e óleos vegetais, ácidos graxos e ômega 3 podem ser ingeridos sem problemas, pois evitam inflamações e melhoram a cicatrização.
Aves, peixes, feijão, ervilha e lentilha por, serem ricos em ferro, evitam a anemia e os problemas de cicatrização que ela causa. Podem ser consumidos tranquilamente após a operação.
Pães integrais, legumes, frutas e até mesmo vegetais melhoram o fluxo intestinal e a digestão, e alguns são altamente cicatrizantes, melhorando na circulação sanguínea do organismo.
O iogurte e o leite ajudam a eliminar líquidos e toxinas, além de equilibrarem a flora intestinal, melhorando também a digestão.
É quase inevitável falar sobre ingerir líquidos, pois eles eliminam o inchaço e colaboram com a hidratação do corpo. Tome bastante água, sucos de frutas e água de coco, de modo a manter o equilíbrio de sódio no corpo.
Vitaminas
Também é importante lembrar que a Vitamina C é uma excelente produtora de colágeno, e ajuda a prevenir a anemia em razão de proporcionar a alta absolvição de ferro pelo corpo.
Frutas como laranja, morango, abacaxi, acerola e limão, além de vegetais verde-escuro e leguminosos, como pimentão e o tomate, aumentam a imunidade do corpo, reduzindo a possibilidade de complicações no pós-operatório.
Vida saudável com a alimentação após a cirurgia
Fazer uso dessas dicas potencializa um pós-operatório descomplicado e com altas chances de reduzir o tempo de recuperação. Dessa forma, você voltará à rotina rapidamente e verá grandes resultados.