A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas mais procuradas e realizadas no mundo inteiro. Esse procedimento tem finalidade estética, para aumentar o volume dos seios, potencializando o contorno, e de reconstrução das mamas, após algum acidente ou câncer, por exemplo.
Apesar de ser um procedimento com poucos riscos, a mamoplastia de aumento precisa ser feita por um profissional experiente e detalhista. Isso garante um ótimo resultado, fazendo diferença na autoestima e no bem-estar da paciente.
Hoje vamos falar sobre:
- O que é a mamoplastia de aumento?
- Como escolher a prótese de silicone para mamoplastia de aumento?
- Como é realizado o procedimento?
- Cuidados pós-operatórios.
Confira a seguir!
O que é a mamoplastia de aumento?
Como citado, a mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais procuradas e realizadas atualmente. Ela tem o objetivo principal aumentar o volume, projetar o colo e diminuir a assimetria mamária e alguma pequena flacidez por meio da inserção de implantes nos seios.
Essa cirurgia pode ser feita a partir dos 15 anos, com autorização dos pais, e é realizada com anestesia geral.
Para esse procedimento é possível realizar um internamento curto, de 1 ou 2 dias, ou mesmo em regime de ambulatório (quando a alta ocorre no próprio dia).
Como escolher a prótese de silicone para mamoplastia de aumento?
Atualmente, existem diversos formatos e tamanhos de próteses de silicone, e a escolha ideal para você deve ser feita com o seu médico, que poderá avaliar o seu corpo e a harmonia entre as proporções.
O importante é sempre respeitar o biotipo de cada paciente.
As mais procuradas são as próteses redondas e cônicas, que podem ser encontradas nos seguintes formatos:
- Perfil baixo e moderado: geralmente recomendadas para quem tem o tórax mais largo e não quer que os seios fiquem tanto em evidência.
- Perfil alto: o diâmetro é menor e a projeção maior. Deixa o colo em evidência, bem marcado e os seios mais destacados.
- Perfil superalto: recomendada para quem tem tórax estreito e seios pequenos.
Também existe a prótese de silicone anatômica (ou prótese em gota), que é mais indicada para pacientes que são magras e desejam o formato mais natural possível ou para reconstruir as mamas.
A prótese cônica é indicada a pacientes que desejam um colo mais natural e com menos volume no polo inferior.
Como é realizada a mamoplastia de aumento?
É realizado um pequeno corte (em torno da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila) por onde é introduzida a prótese de silicone, que proporciona o volume.
Após o corte, o médico dá pontos e coloca drenos, por onde saem os líquidos que ficam acumulados no organismo, para evitar complicações, como o surgimento de hematomas e/ou seromas. Quando terminado o procedimento, a paciente é direcionada para a sala de recuperação, por mais ou menos 2 horas.
Após a supervisão médica, a paciente aguarda pela alta no quarto para iniciar o período pós-operatório.
Cuidados pós-operatórios
A recuperação após a inserção de prótese de silicone dura de 24 a 48 horas, sendo que a maioria das mulheres são liberadas para voltar para casa no mesmo dia.
No entanto, caso ocorram complicações durante a cirurgia, é necessário manter a paciente em observação. Durante o período pós-operatório, é essencial seguir todas as recomendações do cirurgião responsável.
Entre elas estão:
- Uso de sutiã cirúrgico (pelo tempo determinado pelo cirurgião)
- Não dirigir
- Não carregar peso
- Evitar exercícios físicos por cerca de dois meses ou mais
Os curativos são trocados após cinco dias da cirurgia. Depois, a frequência será determinada pelo médico.
De forma geral, no primeiro mês, a paciente é orientada a permanecer com a cicatriz protegida, para evitar fricção com o sutiã cirúrgico.
Quer realizar a sua mamoplastia de aumento? Entre em contato com a Clínica do Dr. Daniel Rufatto.