Flacidez e Rugas
As rugas são linhas de expressão que se foram na pele conforme ela envelhece.
Seus formatos surgem com o decorrer dos anos, em decorrência da força da musculatura e de movimentos recorrentes das expressões faciais.
Elas podem se tornar definitivas e profundas quando associadas à exposição solar constante.
A flacidez é a ausência de tonicidade da pele ou do músculo. Trata-se de um estado lânguido ou de frouxidão do tecido da pele.
Ela acontece com o envelhecimento da pele, quando não há a prática regular de exercícios físicos, genética, entre outros.
O que acontece é que com o passar do tempo a pele passa a produzir menos colágeno e elastina, elementos que trazem firmeza e rigidez ao tecido subcutâneo.
Há dois tipos: rugas estáticas e dinâmicas.
As estáticas são aquelas que formaram um vinco, uma dobra no rosto. Elas permanecem aparentes mesmo com a face relaxada.
As dinâmicas são aquelas que aparecem quando se gesticula ou quando se manifestam expressões faciais, como sorrir, ficar triste ou bravo, por exemplo, e a pele volta ao normal depois de terminado o movimento muscular.
Sim. As pessoas que não têm uma boa noite de sono têm duas vezes mais chances de ter linhas de expressão e rugas, já que a insuficiência das horas de descanso tem relação direta com a redução da elastina da derme, tornando mais lenta a recuperação da pele aos efeitos solares.
Em outras palavras, é durante o sono que o corpo se desintoxica e recupera os seus tecidos.