Estrias
As estrias são cicatrizes surgem quando há o rompimento das fibras elásticas e o colágeno da pele. Normalmente, quando há o estiramento excessivo da pele, as linhas aparecem por causa da redução da espessura da derme e da epiderme.
Elas inicialmente são arroxeadas ou avermelhadas; com o decorrer do tempo, vão ficando esbranquiçadas. Assim que surgem, costumam gerar ardor e/ou coceira na pele.
Esse estiramento pode ser devido a gravidez, aumento de peso repentino, inserção de prótese mamária, uso de anabolizantes, genética ou por fatores hormonais, como uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais.
Sim, elas surgem nos lugares onde a pele sofre mais estiramento. As regiões mais comuns de aparecerem são: bumbum, quadril, coxas, seios, atrás do joelho e região lombar.
A orientação das estrias se dá no sentido perpendicular à distensão. Por exemplo: quando a pele esticada para os lados, as estrias surgirão na vertical; se a pele for esticada de baixo para cima, as marcas ficarão na horizontal.