Existem grandes diferenças entre os procedimentos cirúrgicos que são realizados para a correção de imperfeições ou remodelagens para os procedimentos estéticos. Entenda um pouco mais como funciona cada um deles.
Procedimentos Cirúrgicos
Os procedimentos cirúrgicos são realizados quando há uma necessidade mais profunda de correção, como as que dizem respeito a deformações, preenchimento corporal, alteração de estruturas, como a cartilagem, e a remodelagem de algum local do corpo.
As cirurgias mais comuns no Brasil são a lipoaspiração, o implante de silicone nos seios, a correção das pálpebras e a abdominoplastia, com mais de 100 mil procedimentos por ano.
Essas operações são indicadas quando um local do corpo não condiz com a estrutura da pessoa e pode causar problemas na realização das tarefas diárias e na autoestima.
Procedimentos Estéticos
Os procedimentos estéticos são mais pontuais e possuem um grau de dificuldade menos elevado. Podem ser feitos rapidamente, sem grandes cortes ou sem a necessidade de anestesia geral.
Estão entre os mais famosos: a inserção de toxina botulínica, a harmonização facial, a drenagem linfática e os tratamentos para a celulite, que podem ser feitos com aparelhos específicos, muitas vezes, e não possuem qualquer necessidade de uma grande equipe médica.
Qual realizar?
Para entender melhor qual procedimento realizar, é necessário passar por uma consulta com um profissional especializado, para se seja feita uma avaliação completa.