Não é segredo que as cirurgias plásticas se tornaram tendência. Muitas pessoas que desejam se sentir bem com a própria aparência investem nesses procedimentos, no entanto, apesar da difusão, é comum as pessoas possuírem dúvidas sobre eles.
Pensando nisso, hoje conversaremos sobre:
- Benefícios das cirurgias plásticas.
- Importância da primeira consulta.
- Dúvidas frequentes durante a primeira consulta.
Confira a seguir!
Benefícios das cirurgias plásticas
Não é somente para a autoestima que as cirurgias plásticas são benéficas. Existem diversos motivos que levam uma pessoa a investir nesses procedimentos.
Algumas das vantagens são:
- Resultados permanentes em alguns casos e baixa periodicidade de realização em outros.
- Transformação de aspectos sobre os quais a insatisfação do paciente é maior.
- Resultados mais satisfatórios (com a devida preparação).
- Segura, quando realizada por um cirurgião plástico em um ambiente hospitalar.
- Naturalidade.
- Nem todos os procedimentos são apenas estéticos, como é o caso da rinoplastia, que reverte problemas na saúde
É importante ressaltar que os benefícios da cirurgia plástica e os objetivos devem ser alinhados com o cirurgião plástico desde a primeira consulta. Dessa forma, o paciente poderá sanar todas as suas dúvidas desde esse primeiro encontro e ter noção dos resultados esperados.
Importância da primeira consulta
Como você provavelmente já entendeu, não é somente na hora da cirurgia que o paciente e o cirurgião precisam estar alinhados. É fundamental que seja criada uma relação de honestidade e confiança entre ambos, para garantir um procedimento mais seguro.
A primeira consulta é onde esse relacionamento começa! É durante esse encontro que o paciente deve sanar todas as dúvidas e o cirurgião deve ser aberto e honesto, contando tudo o que o paciente precisa saber sobre o(s) procedimento(s).
Para que esse primeiro encontro seja efetivo, é importante saber quais perguntas fazer. Por isso, se necessário, faça uma lista das suas dúvidas e apresente-as durante a consulta.
Dúvidas frequentes durante a primeira consulta
Submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser uma escolha planejada, pois possui com cuidados importantes e necessários e porque esse tipo de intervenção implica diretamente na aparência e no bem-estar de uma pessoa.
Pensando nisso, separamos as três perguntas mais frequentes entre os pacientes que nos procuram:
Quais são os riscos?
Toda cirurgia plástica tem os seus riscos no que diz respeito a eventuais complicações, como infecções ou até mesmo o rompimento dos pontos.
Doenças crônicas e outros problemas de saúde podem representar um fator maior de risco para a realização desses procedimentos.
Dito isso, é de extrema importância que você, como paciente, saiba de todos os riscos possíveis e informe seu cirurgião sobre todos os fatores que podem elevar tais riscos.
Como se preparar para a cirurgia plástica?
O pré-operatório é um fator imprescindível para potencialização do sucesso de qualquer procedimento. Antes de se submeter a uma cirurgia estética, os pacientes precisam tomar certos cuidados, que são fundamentais para garantir sua segurança e seu bem-estar, sendo eles:
- Realização dos exames solicitados.
- Não fumar 30 dias precedentes da cirurgia.
- Evitar bebidas alcóolicas.
- Manter uma dieta livre de alimentos gordurosos e processados.
O que esperar do procedimento?
É interessante que o paciente sane suas dúvidas também sobre o pós-operatório, principalmente sobre o processo de cicatrização e sobre o que fazer tendo em vista a diminuição de eventuais dores e inchaços (que são normais).
O médico oferecerá alguns medicamentos que podem ser utilizados para alívio da dor no período posterior à cirurgia.
Além disso, todo procedimento resulta em cicatrizes, que podem ser discretas e até mesmo imperceptíveis, dependendo da cirurgia. Então, é preciso analisar todas as possibilidades e alinhar o resultado buscado com o cirurgião. Para saber mais sobre cirurgias plásticas, entre em contato com a Clínica do Dr. Daniel Rufatto e marque a sua consulta!