É muito comum ter diversas dúvidas antes de realizar uma cirurgia plástica, de como será, quanto tempo irá durar, entre outras.
Veja aqui as mais comuns:
Essa é a cirurgia plástica ideal para mim?
A primeira dúvida que surge é se o procedimento escolhido é realmente o ideal para resolver o problema que se está querendo solucionar.
Um exemplo muito comum é a diferença entre a abdominoplastia e a lipoaspiração, que causa bastante dualidade na hora da escolha.
A conversa com o cirurgião plástico irá elucidar essa questão e fazer você entender qual o melhor procedimento a ser seguido.
Cuidados antes da cirurgia plástica
Essa é uma pergunta que é respondida no decorrer das consultas anteriores à cirurgia, pois seu médico fornecerá, além de informações sobre alguns cuidados que deverão ser tomados, uma dieta baseada nos exames realizados.
Os principais cuidados são:
● Alimentação saudável e balanceada
● Realização dos exames solicitados
● Realização de atividades físicas regularmente, tendo em vista a melhora do sistema imunológico
● Revisão dos medicamentos contínuos utilizados, para não gerar problemas durante a cirurgia
● Interrupção do hábito de fumar e da ingestão de bebidas alcoólicas
Riscos associados à cirurgia
A cirurgia é um processo bastante invasivo, portanto, podem acontecer determinados efeitos colaterais, como:
● Hematomas
● Retenção de líquidos
● Abertura dos pontos
● Sangramento
● Infecções
● Trombose
● Embolia pulmonar
● Problemas de cicatrização
● Redução de sensibilidade no local operado
Todos esses pontos serão avaliados pelo cirurgião, que irá repassar exatamente cada detalhe durante a conversa na primeira consulta.
Local da realização do procedimento
O procedimento será realizado em local seguro, preferencialmente em um hospital com acesso a UTI, para que o paciente possa ficar em observação assim que a cirurgia terminar, principalmente nos casos mais complexos em que demore mais de 3 horas.
Tempo de recuperação
Uma das principais dúvidas em relação às cirurgias plásticas é o tempo de recuperação. Normalmente, o período de repouso pode durar de uma a duas semanas, sem qualquer tipo de esforço físico ou stress.
Mesmo assim, os cuidados pós-operatórios só deverão terminar após o prazo que o médico estipular e depois de sua avaliação, para a verificação de como o corpo está se adaptando ao procedimento.
Relações sexuais
No caso de cirurgias como a mamoplastia e a cirurgia íntima (ninfoplastia), o prazo mínimo para que sejam realizadas relações sexuais é de duas semanas, podendo se estender para um mês.
Converse com seu médico e ele informará o período necessário de acordo com a operação realizada.
Atividades físicas
As atividades físicas serão realizadas após o período estipulado pelo médico. Mesmo assim, é necessário começar por exercícios leves nas primeiras semanas após a liberação médica.
Conforme a confiança for aumentando, pode-se elevar a carga de exercícios.