Quem já tem problemas com sinais do envelhecimento, muitas vezes, pode recorrer a procedimentos estéticos, mas o medo de cicatrizes ou efeitos da recuperação podem ser um problema. Assim, o minilifting é uma das melhores opções para quem deseja recuperar a sua autoestima.
Pensando nisso, hoje vamos falar sobre:
- O que é o minilifting?
- Como é feito o procedimento?
- Cuidados no pré-operatório.
Confira tudo a seguir!
O que é o minilifting facial?
Trata-se de uma variação do facelifting. Esse procedimento trata os excessos de rugas e de pele, sendo indicado para pacientes entre 30 e 50 anos. Ele visa atender à necessidade das pessoas que apresentam envelhecimento precoce (que pode variar, dependendo dos fatores genéticos e ambientais de cada paciente).
O minilifting facial busca manter a naturalidade do rosto e dar um aspecto de mais jovialidade, por meio da tração muscular do terço médio da face, retirando o excesso de pele e reduzindo o global da flacidez facial.
- Α principal vantagem do minilifting em comparação com o lifting facial é uma recuperação mais rápida, não havendo inchaço tão grande no rosto e nem rouxidão.
Esta cirurgia apresenta o melhor custo-benefício, em longo prazo, em comparação com outros procedimentos.
Como é feito o procedimento?
A cirurgia pode ser feita sob anestesia local e sedação ou geral. São realizadas incisões discretas, ao redor das orelhas e escondidas dentro dos cabelos, para remover a pele e reforçar a musculatura da face e do pescoço.
Também pode ser associada a retirada de tiras de músculo, para a correção dos “pés de galinha” e de rugas da testa.
Toda a cirurgia dura de 2 a 3 horas, conforme as regiões tratadas. Mas o que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.
Geralmente, são utilizados curativos com ataduras, mantendo a face exposta.
O grande curativo é retirado após 24 horas, quando podem ser iniciadas sessões de drenagem linfática e devem ser mantidas compressas geladas por mais uma semana.
Cuidados no pré-operatório do minilifting
Assim como toda cirurgia plástica, é necessário seguir alguns procedimentos para que o resultado seja o melhor possível.
Por isso, é necessário que o paciente:
- Compareça ao consultório na véspera da cirurgia, para preparação do cabelo.
- Lave os cabelos na véspera da operação com produto próprio.
- Não se maquie no dia da internação.
- Apresente-se acompanhado no dia da internação.