O conceito reduzido da abdominoplastia, ou miniabdominoplastia, foca apenas na retirada do excesso de pele da região inferior do ventre, podendo ainda realizar a costura dos músculos reto abdominais, na parte abaixo ao umbigo.
Com isso, a cicatriz local é bem menor, sendo um procedimento frequente realizado em conjunto com a lipoaspiração.
Geralmente, o processo é indicado a pacientes que estão dentro ou muito próximos do peso ideal, porém possuem um excesso de pele ou flacidez logo abaixo da região do umbigo, além de problemas como o afastamento dos músculos reto abdominais da região, causando problemas que ultrapassam os tratamentos estéticos.
Em geral, ela é realizada em pacientes que não conseguem realizar a abdominoplastia tradicional, já que o excesso de pele ou flacidez ainda não é suficiente para retirar a pele e levá-la do umbigo até o púbis, melhorando o aspecto do local.
Como é feito o procedimento
A cirurgia é realizada com uma incisão na parte inferior do abdômen. Então, a pele do local é retirada ou tracionada até a região central, para que se verifique qual a porção de pele e gordura que irá ser ressecada. Dessa forma, é possível costurar a musculatura abaixo do umbigo que pode ter sido separada com o passar do tempo e fazer com que a região seja recomposta.
Após a ressecção, é realizado o fechamento do local, com uma técnica de fechamento por planos e, ao final, é colocado o curativo para o início da recuperação.
Todo o processo é realizado com a aplicação de anestesia raqui, peridural, na região das costas, e paralisa e retira a sensibilidade da região do tronco e das pernas, ou até mesmo a geral, dependendo do caso, para uma melhor operação.
Existem ainda cirurgiões que utilizam apenas anestesia local e sedação. Portanto, converse com seu médico antes da realização da cirurgia para verificar como será executado o procedimento e tire todas as dúvidas antes de confirmar a data da operação.
O tempo de duração da cirurgia geralmente fica entre uma e duas horas, mas pode variar dependendo do caso e do organismo da pessoa, principalmente se a miniabdominoplastia for realizada em conjunto com a lipoaspiração, por exemplo.
Siga as orientações do médico para conferir um melhor resultado e um pós-operatório mais tranquilo e sem complicações. Além disso, visite regularmente o cirurgião e busque por informações sempre que perceber que algo saiu do controle.