Entender como será realizado o procedimento que você deseja fazer traz um maior alívio e uma maior confiança na hora de marcar a cirurgia. Portanto, entenda como é realizada uma otoplastia:
O procedimento visa dar um melhor aspecto para orelhas que estejam desproporcionais ao rosto e que estejam muito afastadas da cabeça, criando aquela sensação de orelha de abano.
A incisão é feita na parte de trás da orelha e acompanha a dobra natural da orelha para não deixar cicatrizes aparentes. Com isso, é possível retirar parte do tecido cutâneo e trazer a orelha para mais próxima da cartilagem, fazendo com que a orelha fique mais maleável.
O local é fechado através de pontos e a orelha ganha um melhor aspecto, sincronizada com o restante da face e trazendo o formato ideal, desejado pelo paciente.
Quando realizar o procedimento?
A partir do desenvolvimento completo do local, já é possível realizar a cirurgia, em algumas crianças de 5 a 7 anos, isso já é viável e não traz problemas para a recuperação.
Um bom ponto para realizar a cirurgia neste momento é que a partir dessa idade, a criança começa a reparar um pouco mais em si e se preocupar um pouco mais com a aparência, desta forma, você poderá tratar o problema antes mesmo que ele se torne algo recorrente e atrapalhe o desenvolvimento social dela.
Recuperação da otoplastia
A recuperação é simples e bastante tranquila para quem realiza o procedimento, já que não há grandes dores e a cabeça não passa por constantes situações de atrito.
O recomendado é apenas que o paciente não durma apoiado na orelha que sofreu o procedimento, evitando assim uma maior pressão e o rompimento dos pontos. O operado também terá um curativo que será retirado de acordo com o prazo estipulado pelo médico.