Como as mudanças de hábito fazem diferença em uma cirurgia plástica?

Os cuidados com a nossa alimentação precisam ser diários, afinal, o nosso corpo necessita de proteínas e vitaminas para manter-se saudável. Da mesma forma que os alimentos influenciam na nossa saúde, eles podem fazer uma grande diferença antes e depois de uma cirurgia plástica. 

Por isso, vamos falar sobre:

  • Como a alimentação influencia na cirurgia plástica?
  • Outros hábitos que auxiliam no pós-operatório.

Confira a seguir!

Como a alimentação influencia na cirurgia plástica?

Antes de fazer uma cirurgia plástica, o indicado é que o paciente tenha uma alimentação regrada, investindo em frutas e legumes para que o corpo se recupere de forma rápida do trauma cirúrgico. 

  • A mudança dos hábitos alimentares precisa ser iniciada algumas semanas antes da data da cirurgia plástica, sendo levada até, pelo menos, o final da recuperação total.

Alimentos que devem ser evitados

Pode parecer óbvio, mas é sempre importante ressaltar que o consumo de produtos ricos em gordura saturada e açúcar refinado precisam ser excluídos do seu cardápio durante esse período. Alimentos como fast food, refrigerantes, biscoitos, frituras e molhos prontos podem interferir no processo de cicatrização, por exemplo. 

  • A ingestão de sal também deve ser diminuída, uma vez que o sódio é responsável pela retenção de líquido, que pode acabar causando um aumento do inchaço durante o pós-operatório.

Alimentos indicados

Antes de falarmos sobre os alimentos que auxiliam na sua cirurgia plástica, precisamos ressaltar que um cardápio ideal é personalizado para cada organismo, por isso, ir a um nutricionista pode ser uma excelente medida para definir o que seu corpo precisa. 

Alguns alimentos que podem ser indicados para os períodos pré e pós-operatório são:

  • Alimentos ricos em Vitamina C, já que ela contribui para a cicatrização e estimula a produção do colágeno.
  • Carnes magras, que também contribuem para a produção do colágeno.
  • Ômega 3 e óleos vegetais são essenciais para evitar inflamações.
  1. Alimentos ricos em ferro, que previnem a anemia e problemas de cicatrização.
  2. Legumes, frutas e vegetais, para que a flora intestinal seja equilibrada.

Outros hábitos que auxiliam no pré-operatório

Claro que uma alimentação balanceada ajuda, e muito, em qualquer cirurgia plástica. Porém, existem outros cuidados que precisam ser tomados durante este período. 

Exercícios físicos durante o pré-operatório são essenciais! Uma das opções mais populares atualmente é a musculação, mas o paciente pode escolher uma atividade que mais lhe faça bem. 

Algumas opções comuns são: 

  • Dança
  • Zumba
  • Natação

Possui mais alguma dúvida sobre cirurgias plásticas? Entre em contato e marque já a sua consulta!