Sim! É possível realizar uma cirurgia para levantar a mama sem o implante de silicone. A maioria das pacientes chega ao consultório com queixa de mamas caídas, perguntando qual a melhor alternativa nesse caso. Neste artigo, vamos conversar sobre:
- O que é mastopexia sem próteses de silicone.
- Quando optar pela mastopexia, e não pelo implante de silicone.
- Como é o pós-operatório da mastopexia.
Confira.
O que é mastopexia sem prótese
A cirurgia de mastopexia, ou de levantamento das mamas, dura, em média, 3 horas e busca levantar as mamas por meio da retirada de excesso de pele e flacidez, remodelando o tecido mamário natural para que ganhe aparência firme.
O resultado final dependerá do volume mamário natural disponível para o nivelamento e, na maioria dos casos, é um procedimento que pode, sim, deixar os seios com o colo preenchido, aspecto firme e natural, sem a necessidade de inserção de próteses de silicone. Outros detalhes dela são:
- É feita, em geral, a partir dos 35 anos de idade
- O tempo de permanência na clínica ou no hospital é de 24 horas
- O tempo de recuperação é de 21 dias
Você pode se informar mais na página que responde às dúvidas mais comuns de pacientes que procuram a mastopexia, clicando aqui.
Quando optar pela mastopexia, e não pelo implante de silicone
O primeiro aspecto a se levar em consideração é a possibilidade da realização da mastopexia. Nem todas as mamas possuem o volume natural necessário para que o remodelamento seja feito sem as próteses.
Caso a paciente tenha pouco volume mamário natural, após a retirada de pele e flacidez da área dos seios, será preciso recorrer às próteses de silicone para proporcionar maior volume e consistência. Porém isso também depende dos resultados esperados pela paciente.
O objetivo principal da mastopexia é o levantamento mamário. Assim, se a paciente só quiser levantar os seios e não os preencher, é indicada.
Como é o pós-operatório da mastopexia?
Os cuidados são parecidos com os de outras cirurgias mamárias e incluem:
- Uso de sutiã cirúrgico por 60 dias
- Pouca movimentação dos braços durante o primeiro mes
- Evitar deitar de bruços ou de lado, causando a movimentação da área operada
- Não carregar peso durante o primeiro mes
Outros cuidados específicos serão informados pelo seu cirurgião, de acordo com o seu quadro clínico, pois podem ser necessários antibióticos, anti-inflamatórios, pomadas, entre outros medicamentos.
Exercícios físicos somente estarão permitidos após avaliação e permissão médica, pois o pós-operatório é um momento de descanso e recuperação. É preciso paciência e todo e qualquer desconforto deverá ser informado ao seu cirurgião.