O dia da cirurgia plástica é muito especial, cheio de expectativas e cuidados. A Clínica Dr. Daniel Rufatto realiza cirurgias com frequência e, por termos essa experiência, separamos alguns cuidados especiais que você precisa ter no dia da sua cirurgia.
Estas são dicas rápidas sobre organização, para que você consiga se preparar para o dia da cirurgia. É importante prestar atenção aos seguintes itens:
- Horário da cirurgia
- Documentos e exames
- Jejum
- Banho e uso de loções
- Roupas e acessórios
Confira!
Horário: chegue com antecedência ao hospital
Chegar com antecedência vai ajudar tanto a equipe cirúrgica quanto a sua organização no dia da cirurgia. A rotina de um centro cirúrgico inclui várias cirurgias e diversos procedimentos agendados, que possuem horários determinados para iniciar e terminar. Um atraso pode desorganizar a logística e os horários de todas as cirurgias do dia. Para evitar tal prejuízo, a sua cirurgia pode ser suspensa.
Portanto, organize-se e verifique com o seu médico qual o melhor horário para chegar ao centro cirúrgico. O planejamento para chegar com antecedência envolve:
- Arrumar os objetos necessários para os dias de internação: roupas e itens de cuidado pessoal.
- Programar o meio de transporte de chegada.
- Avisar familiares sobre a rotina dos próximos dias.
Documentos e exames: itens essenciais para a internação
Para realizar o cadastro relativo à internação, você vai precisar de um documento com foto. Sem ele, a sua internação não pode ser feita. Então se programe e separe esse documento. Além disso, é importante ter em mãos todos os exames previamente solicitados pelo o seu cirurgião plástico.
Mesmo que o seu cirurgião já os tenha visto é importante tê-los em mãos pois outros profissionais da saúde, como o anestesista, podem solicitá-los durante a visita pré-cirurgia. Você pode levar os exames no celular, computador ou outro dispositivo móvel, mas o melhor será ter as vias impressas em mãos.
Jejum de sólidos e líquidos
Em geral, é necessário um jejum de 10 ou 12 horas antes da cirurgia. Tal jejum é “de líquidos e sólidos”, ou seja, não é permitida nem mesmo a ingestão de água.
Ele é necessário porque durante a cirurgia, por causa da anestesia, o corpo é sedado e funciona com reflexos reduzidos. Nesse cenário, é mais seguro realizar o procedimento quando o estômago não está em atividade.
Caso a ingestão de água seja necessária para o consumo de medicamentos, o recomendado é apenas um gole de água, pois precisa ser o mínimo possível. Além disso, é necessário consultar, antes da cirurgia, quais medicamentos você pode continuar ingerindo.
Banhos e uso de loções
A paciente pode tomar banho antes da cirurgia, porém o uso de cremes e hidratantes não é recomendado, pois podem prejudicar a conexão de eletrodos na pele. Esses eletrodos são utilizados para monitorar a situação cardíaca do paciente na cirurgia.
Além disso, evite ir para o centro cirúrgico com os cabelos molhados. Durante a cirurgia, podem ser utilizados equipamentos elétricos, como o bisturi. É importante que o paciente não tenha superfícies do corpo molhadas, para evitar o risco de choques e queimaduras.
Roupas e acessórios
Além das cintas específicas, que você provavelmente vai usar após sair do centro cirúrgico, é necessário separar roupas que utilizará no retorno à sua casa. Dê preferência para tecidos leves, confortáveis e que possibilitem vestir-se sem muito esforço.
A paciente precisa lembrar-se de que, dependendo da cirurgia, a mobilidade dos membros superiores ou inferiores estará reduzida (como, por exemplo, no caso de inserção de próteses de silicone não se pode movimentar muito os braços).
Além disso, acessórios como piercings e brincos também devem ser retirados antes da cirurgia. Eles não são permitidos no centro cirúrgico pelo mesmo motivo que se deve evitar os cabelos molhados: equipamentos cirúrgicos elétricos. Revise todos os detalhes com o seu cirurgião plástico!