Alimentação que Auxilia a Recuperação Cirúrgica

Uma das grandes dúvidas após a operação é como se alimentar para conseguir os melhores resultados e acelerar a recuperação, voltando a ter uma vida normal o mais rápido possível.

Em diversos alimentos, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, que possuem uma ação direta para a rapidez na cicatrização, você encontrará vitaminas que podem facilitam essa recuperação.

Além disso, ingerir bastante água mantém o corpo hidratado, facilitando a elasticidade da pele e auxiliando a melhora do aspecto da cicatriz.

Outros alimentos para a recuperação cirúrgica

Há uma série de alimentos que podem auxiliar na recuperação cirúrgica. Entre eles estão as proteínas, como carne, ovo, peixe, gelatina, leite e seus derivados, que ajudam na formação do tecido que fechará o local operado.

Alimentos ricos em Ômega 3, como sardinha, salmão, atum e sementes de chia, também auxiliam na redução da inflamação do local.

As frutas cítricas, como laranja, morango, kiwi e abacaxi, são importantes na formação do colágeno, que aumenta a rigidez da pele.

Alimentos ricos em vitamina K, como fígado, gema de ovo, grão de bico, ervilha e lentilha, ajudam as células do sangue a se manterem saudáveis para levar os nutrientes necessários ao local da ferida.

Já alimentos com valina, como a soja, a castanha do Pará, a cevada e a berinjela, têm o poder de regenerar tecidos com mais qualidade e velocidade.

Por fim, os alimentos com vitamina E, como sementes de girassol, avelã ou amendoim, fazem com que a pele que irá cobrir a ferida tenha maior qualidade; a vitamina A, encontrada na cenoura, no tomate, na manga e na beterraba, por sua vez, evita a inflamação da pele.

Suplementação

A suplementação alimentar, feita com a avaliação e autorização do médico também pode ser útil para facilitar o processo de cicatrização, principalmente quando há um quadro no qual a pessoa permaneceu muito tempo acamada e desenvolveu feridas e escaras após a cirurgia.

Alimentos que atrapalham a cicatrização

Alimentos industrializados e/ou gordurosos atrapalham na hora de o corpo realizar o processo de cicatrização. Eles são grandes vilões, por alterarem o funcionamento normal do corpo e aumentarem a inflamação dos locais, dificultando a circulação de sangue.

Evite alimentos como açúcar em pó, mel, melaço de cana, refrigerantes, chocolate, biscoitos, sorvetes, balas, achocolatados, carnes gordurosas, carne de porco, salsicha, bacon e linguiça.

Saiba mais. Acesse nosso site e conheça nosso trabalho: https://www.danielrufatto.com.br/