O implante de próteses de silicone é uma cirurgia plástica muito comum no universo feminino. Apesar de ser um procedimento simples, existem algumas dúvidas recorrentes nas pacientes e, entre essas questões, está: próteses de silicone podem causar estrias?
Pensando nisso, hoje falaremos sobre:
- O que são estrias?
- Próteses de silicone causam estrias?
- Como evitar?
Confira tudo a seguir!
O que são estrias?
As estrias são apontadas, normalmente, como algo que incomoda muito, principalmente as mulheres. Elas são cicatrizes que se formam em áreas propensas à distensão da pele, ou seja, quando há destruição de fibras elásticas e colágenas, que são responsáveis pela sustentação e pela elasticidade da cútis.
Essas fibras responsáveis pela sustentação são feitas para suportarem certo limite, portanto, se ele for ultrapassado e elas forem esticadas de forma excessiva, as estrias aparecem.
De modo geral, as estrias se classificam em:
- Estrias vermelhas ou rosadas (processo inflamatório).
- Estrias brancas (atrofia).
É importante ressaltar que não existem idade nem sexo específicos para o aparecimento das estrias. Elas podem afetar homens e mulheres, em idade adulta e adolescentes.
As regiões mais acometidas são: quadris, coxas, nádegas, culotes e mamas.
As estrias podem coçar ou arder, mas, em geral, os seus sintomas iniciais são lesões lineares rosadas e/ou com uma pequena elevação.
Próteses de silicone causam estrias?
Infelizmente a resposta é: sim! As estrias, em determinados casos, podem surgir após a cirurgia plástica de inserção de próteses de silicone.
Quando a prótese é colocada nas mamas, ela provoca uma distensão de todos os tecidos mamários, inclusive da pele das mamas. Sempre que a pele é distendida, ela pode sofrer um rompimento das camadas mais profundas, originando as estrias.
Quanto maior a distensão da pele, maior a probabilidade de surgimento de estrias. Por isso, é muito importante conversar com o cirurgião plástico na hora de escolher a prótese, para que ela seja adequada ao seu biotipo.
- Próteses de silicone muito grandes podem romper a pele mais facilmente e provocar estrias.
Como evitar as estrias?
É possível evitar o surgimento das estrias com pequenas ações no nosso dia a dia:
- Manter o local devidamente hidratado.
- Utilizar proteção solar.
- Beber bastante água, para manter a pele hidratada e melhorar a elasticidade.
Em casos extremos, consultar um dermatologista pode ser uma opção para indicar o tratamento adequado. O ideal é que esse tratamento seja realizado no processo inflamatório ou no início do surgimento das estrias.
Para os casos de estrias brancas, há tratamentos eficazes, como, por exemplo, com radiofrequência, para diminuir a aparência.