A ginecomastia é um problema que costuma atingir meninos na fase da puberdade e homens adultos que já atingiram certa idade. Ele é caracterizado pela hipertrofia das glândulas mamárias.
Meninos entre 13 e 14 anos apresentam alterações hormonais e, nesses casos, as mamas podem aumentar em períodos de seis meses ou menos, e depois voltam ao tamanho normal. Porém, em cerca de 5% dos acontecimentos, a hipertrofia pode persistir até a vida adulta.
Em homens mais velhos, os problemas podem começar a ocorrer a partir dos 70 anos, em cerca de um a dois terços da população, com apresentação de uma ou das duas mamas aumentadas.
Como tratar a ginecomastia
Quando o quadro é irreversível, após o tratamento com medicamentos ou realização de exercícios físicos, é indicado o procedimento cirúrgico, havendo duas opções: a mastectomia ou a lipoaspiração. Quem indica qual o melhor procedimento a ser adotado é o cirurgião.
O processo consiste em retirar as camadas de gordura em excesso, melhorando o aspecto do local e eliminando a flacidez. A irreversão do caso é diagnosticada quando o desenvolvimento da hipertrofia é superior a 18 meses.
Caso você tenha ginecomastia, podemos lhe ajudar
Entre em contato conosco e agende uma consulta.