Emagrecer é o sonho de muitas pessoas. Para alcançar essa meta, dietas e exercícios físicos são implementados nas rotinas das pessoas. No entanto, essas alternativas podem acabar não tendo os resultados esperados. É nesse contexto que ocorre a procura pela lipoaspiração, procedimento muito popular, mas que ainda gera dúvidas e mitos.
Pensando nisso, hoje conversaremos sobre:
- O que é lipoaspiração?
- Mitos e verdades sobre a lipoaspiração.
- Como é o pós-operatório da lipoaspiração?
Confira a seguir!
O que é lipoaspiração?
A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais populares do mundo. Ela é o procedimento responsável por aspirar a gordura localizada em diversas regiões do corpo, como abdômen, pescoço, braços e pernas, ajudando o paciente a reduzir suas medidas e modelar o corpo como sempre desejou.
A cirurgia é feita amolecendo as células adiposas e, através de pequenos cortes, sugando a gordura da área por meio de cânulas.
Assim como toda cirurgia plástica, a lipoaspiração exige certos cuidados no período quer antecede a operação, para evitar problemas durante a cirurgia.
Os principais são:
- Comunicar ao cirurgião plástico até dois dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição e outros.
- Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.
- Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.
- Suspender todo e qualquer medicamento para emagrecer que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de dez dias antes do ato cirúrgico. Isso inclui também os diuréticos.
- Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente quatro a cinco dias.
Mitos e verdades sobre a lipoaspiração
Em razão da popularização da lipoaspiração, o número de pessoas que decidem se submeter a esse tipo de cirurgia é cada vez maior.
Mas mesmo com as técnicas aprimoradas de hoje e essa difusão do procedimento, ainda persistem alguns mitos sobre a famosa plástica para retirada de gordura.
Confira a seguir quatro mitos e verdades sobre a lipoaspiração:
Lipoaspiração é um recurso para emagrecer – MITO
A lipoaspiração tem como objetivo principal a redefinição de contornos corporais, e não a perda de peso. O médico retira um pouco de gordura localizada, que não pode ultrapassar 7% do peso do paciente. Portanto, não promove o emagrecimento.
É possível fazer lipo em várias regiões do corpo ao mesmo tempo – VERDADE, porém…
Como já dissemos, é preciso respeitar o limite de retirada de gordura. O médico pode aspirar entre 5 e 7% do peso corporal do paciente.
Assim, quando há indicação de lipoaspiração em várias regiões do corpo, é comum o cirurgião plástico realizá-la em etapas, com intervalo de três meses entre uma e outra.
A lipoaspiração pode ser realizada por um esteticista – MITO
Um cirurgião plástico não é o mesmo que um esteticista. Uma vez que a lipoaspiração é uma intervenção cirúrgica, é necessário recorrer a um cirurgião plástico qualificado e experiente.
A lipoaspiração pode ser combinada com outras cirurgias – VERDADE
A lipoaspiração é uma das cirurgias que ajudam as pessoas a alcançarem uma mudança no estilo de vida e na aparência, e ela pode ser associada com outros procedimentos, como a abdominoplastia, a mamoplastia e tratamentos faciais!
Como é o pós-operatório da lipoaspiração?
O pós-operatório de uma lipoaspiração vai depender da região em que foi realizado o procedimento, no entanto, alguns cuidados são universais, como:
- Evitar esforços por oito dias.
- Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentado, e evitar ao máximo esforços físicos.
- Não se expor ao sol ou à friagem, por um período mínimo de uma semana.
- Obedecer à prescrição médica.
- Voltar ao consultório para a realização dos curativos subsequentes, nos dias e nos horários estipulados.
- Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de se esquecer que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levar a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos. Vale ressaltar que entre o terceiro e o quinto dia pós-operatório, poderá haver uma discreta depressão emocional ou mesmo física. Isso é previsto e explicável pela recuperação do seu organismo, em prol da sua fisiologia corporal.
- Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com o seu cirurgião plástico, e somente com ele, quaisquer dúvidas que possam surgir.
- Manter uma alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperprotéica (carnes, ovos, leite) e com frutas.
- Aguardar liberação médica para retomar a dieta ou o regime de emagrecimento. A antecipação dessa conduta por conta própria poderá determinar consequências difíceis a serem sanadas.
Para saber mais sobre cuidados que podem ser tomados no pós-operatório de lipoaspiração, entre em contato com a Clínica do Dr. Daniel Rufatto.