Diferentemente do que muitos acreditam, ter uma pele saudável, iluminada e com aparência jovem não depende apenas de fatores genéticos. Além dos fatores ambientais e do estilo de vida saudável, uma rotina de skincare é fundamental para melhorar a saúde da pele.
Manter uma rotina completa de cuidados é essencial para uma pele saudável e radiante, além de protegê-la das agressões, do envelhecimento precoce e até mesmo do câncer de pele.
Pensando nisso, hoje falaremos sobre:
- O que é skincare?
- Os principais passos da skincare.
Confira a seguir!
O que é skincare?
Entender o que é uma rotina de skincare é bastante simples, uma vez que ela se trata de um ritual diário de cuidados com a pele do rosto. Ela envolve alguns passos indispensáveis, como limpeza, hidratação e proteção solar.
No geral, costuma ser feita duas vezes ao dia: de manhã e de noite.
- O objetivo é preparar a pele para lidar com fatores externos e limpar todas as impurezas presas aos poros, como resquícios de oleosidade, poeira e maquiagem.
A skincare serve para permitir que o seu rosto “respire” e a pele se renove da melhor forma. Ao eliminar as impurezas dos poros, é possível até evitar linhas de expressão e excesso de oleosidade.
Devem ser utilizados produtos dermocosméticos de acordo a pele tratada, o que torna o ritual de cuidados o melhor aliado para tratar o rosto, seja com o uso de ácidos, vitaminas, antioxidantes ou outras substâncias.
Dependendo do ativo escolhido, esses produtos podem:
- Ajudar a uniformizar o tom da cútis.
- Prevenir contra rugas.
- Controlar a produção de sebo.
- Diminuir marcas na pele.
Para garantir a eficácia e os melhores resultados da rotina de skincare, é fundamental o uso de produtos adequados ao seu tipo de pele.
Os tipos de pele dos quais estamos falando são:
- Normal: textura saudável, pouco oleosa, sem brilho ou ressecamento em excesso, com poros pequenos e pouco visíveis.
- Seca: pele com perda de água excessiva, poros pouco visíveis, sem luminosidade e mais sensível à descamação ou à vermelhidão.
- Oleosa: produz mais sebo do que o normal, é mais brilhante e espessa, com poros dilatados e maior facilidade na formação de acne, cravos e espinhas.
- Mista: pele com oleosidade na zona T – testa, nariz e queixo – e seca nas bochechas.
Os principais passos da skincare
Antes de apresentarmos os principais passos para uma rotina ideal de skincare, precisamos ressaltar que as rotinas de cuidados com a pele não são necessariamente iguais, ou seja, ela pode variar de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
- Contudo, os seguintes passos podem ser seguidos de acordo com os produtos recomendados pelo seu dermatologista e com o seu tipo de pele.
Limpeza
Lavar bem o rosto é fundamental para retirar impurezas, poluentes, oleosidade, poeira e/ou resíduos de maquiagem acumulados. É recomendado realizar limpeza do rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
- O ideal é usar um sabonete suave, hidratante e, de preferência, líquido. O objetivo é deixar a pele limpa, saudável e preparada para as próximas etapas.
Tratamento
Neste passo, você pode utilizar produtos específicos que a sua pele necessite.
A vitamina C é sempre um bom começo para qualquer tipo de pele. Além de ser antioxidante, ou seja, ajudar a prevenir contra os sinais do envelhecimento cutâneo, ela ainda dá mais viço à pele, melhora a sua textura e uniformiza o tom.
Hidratação
Com esse processo você devolve a maciez da pele, mantendo a barreira de proteção fortalecida. Use um hidratante facial que ajude a fortalecer essa barreira, aumentando a luminosidade da pele e controlando o excesso de oleosidade.
Proteção
Por fim, não podemos esquecer de proteger a nossa pele dos agentes que a agridem diariamente. Além do FPS igual ou acima de 30, de preferência, o produto também precisa ter amplo espectro de proteção, protegendo tanto dos raios UVB quanto dos raios UVA. É fundamental também que tenha textura agradável, boa absorção e ajude a tratar o seu tipo de pele ao mesmo tempo em que a protege.