Não é novidade que para todo tipo de procedimento cirúrgico há necessidade do repouso durante o pós-operatório para que os resultados sejam positivos. Contudo, essa parte pode não ser tão fácil, afinal, é preciso fazer um bom planejamento, além de seguir à risca as orientações médicas.
Pensando neste momento pós-cirúrgico, hoje vamos falar um pouco sobre
- Importância dos cuidados no pós-operatório
- Qual o papel do repouso neste período?
Confira a seguir!
Importância dos cuidados no pós-operatório
Após uma cirurgia plástica, o cirurgião orientará o paciente sobre os cuidados necessários para que o tempo de internação e recuperação sejam mínimos. Além disso, os cuidados no pós-operatório são o que ajuda a evitar possíveis complicações durante a cicatrização do tecido.
- Quando a recuperação é feita em casa, é necessário que o paciente possua ajuda para realizar algumas atividades, como tomar banho.
Dito isso, é preciso entender o porquê tais cuidados são importantes. Claro que, cada procedimento vai exigir cuidados particulares, mas num geral, o paciente precisa:
- Tomar banho com cuidado
- Garantir uma alimentação saudável
- Se fumante, evitar cigarros por, pelo menos, 15 dias
- Levantar da cama com cuidado
Qual o papel do repouso neste período?
Após o período de internação, o paciente continuará com os cuidados durante o pós-operatório. É aqui que entra o real processo de recuperação. Lembrando que, além dos cuidados que citamos acima, evitar esforço físico e cuidar dos curativos também é indispensável.
- No que diz respeito aos esforços físicos, caso haja algum, é possível que a cicatrização seja afetada e o paciente precise retornar ao hospital, o que levará um período maior do que o esperado de recuperação.
Já se tratando do repouso, essa é uma necessidade física e mental. O descanso e o sono em quantidade adequada são essenciais para a recomposição do tecido e recuperação do corpo de forma saudável. Este período de descanso no pós-operatório também é responsável por diminuir os riscos de abertura dos pontos ou cicatrizes, portanto, é necessário paciência e que o indivíduo entenda a sua importância.
Geralmente, após um mês o paciente poderá retornar às suas atividades físicas de forma mais intensa, contudo, é importante que seja conversado com o médico responsável para entender se isso realmente será possível após este período.
Quer saber mais sobre os cuidados no pós-operatório? Entre no blog da Clínica Dr. Daniel Rufatto.