Com o passar dos anos, é normal que a nossa pele comece a perder a sua elasticidade e se torne mais flácida. Isso ocorre pela redução de produção de colágeno no corpo, que é responsável pela sustentação da pele. Uma das áreas afetadas pelo envelhecimento são os olhos e, por isso, muitas pessoas recorrem à cirurgia de pálpebras, chamada de blefaroplastia.
Para entender mais sobre esse procedimento, separamos um conteúdo para lhe explicar:
- O que é a blefaroplastia?
- Como é feito o procedimento?
- Cuidados após o procedimento.
Confira a seguir!
O que é a blefaroplastia?
Popularmente conhecida como “a cirurgia de pálpebras”, a blefaroplastia consiste em melhorar a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou ambas.
- Para melhorar a aparência e evitar o comprometimento do campo de visão, muitos médicos indicam a blefaroplastia como solução.
- Em alguns casos, o Botox ou lifting facial podem ser realizados juntos com a blefaroplastia, a fim de melhorar os resultados estéticos.
Como é feito o procedimento?
Esse procedimento deve ser feito por um cirurgião plástico, uma vez que se trata de uma região sensível, devendo ser mantida a integridade dos olhos durante todo o processo.
Essa cirurgia costuma demorar, em média, de 40 minutos até 1 hora, com anestesia localizada com sedação. Porém, é possível fazer o procedimento sob anestesia geral.
- O médico faz cortes nas áreas delimitadas e retira os excessos de pele e de gordura. Após esse processo, ele costura a pele.
- A cicatriz da cirurgia de pálpebras clássica é bem fina e pode ser facilmente escondida.
O paciente deverá ficar no hospital durante algumas horas, até que o efeito da anestesia passe.
Cuidados durante o pós-operatório
Para acelerar o processo de recuperação, pode ser recomendada a realização de fisioterapia dermatofuncional, a fim de combater o inchaço e remover todos os hematomas. A recuperação pode demorar, em média, duas semanas, e, durante esse período, é recomendável:
- Colocar compressas frias para redução do inchaço
- Dormir de barriga para cima durante esses dias
- Utilizar óculos escuros em ambientes muito iluminados (até em áreas internas)
- Não utilizar maquiagem
- Sempre passar protetor solar, para que as cicatrizes não fiquem escuras
Após esse período, o paciente deverá voltar ao médico para que sejam feitas a revisão e a retirada dos pontos. Esse procedimento pode ser indicado para pessoas a partir dos 30 anos, quando o processo de envelhecimento se inicia.