Ocidentalização: conheça esse procedimento

A blefaroplastia é um procedimento que remove os excessos de pele e de gordura das pálpebras superiores e inferiores. Essa técnica pode variar quando se trata de mudanças do tamanho e do formato dos olhos, sendo uma das técnicas chamada de Ocidentalização.

Hoje vamos falar sobre:

  • O que é a Ocidentalização?
  • Como é realizado esse procedimento?
  • Como é o pós-operatório da Ocidentalização?

Confira!

O que é a Ocidentalização?

Este procedimento estético pode ser feito em pessoas de todas as etnias. Ele proporciona a confecção de uma dobra nas pálpebras, ou seja, cria o sulco palpebral superior, dando profundidade aos olhos. 

  • O nome “ocidentalização” nasceu a partir de uma análise de características estéticas orientais, que, em geral, apresentam características faciais planas, uma vez que o nariz é pouco projetado para fora, a testa é retilínea (sem curvaturas acentuadas) e os olhos não apresentam côncavos acentuados nas pálpebras. 
  • No caso das pálpebras, o mais marcante é a ausência dessa dobrinha na parte superior do olho, produzindo um aspecto fechado. 

Pessoas de diversas etnias podem apresentar essas mesmas características. Esta foi apenas uma explicação sobre a origem do nome do procedimento. 

Como é realizado esse procedimento?

Essa cirurgia dura, em média, de 45 minutos a uma hora, com anestesia local e sedação. A ocidentalização utiliza de técnicas que variam de acordo com o paciente (portanto, converse com o seu cirurgião plástico). 

Quando há excesso de pele na pálpebra superior, por exemplo, o cirurgião pode realizar a remoção da pele e a confecção da “dobra” supratarsal.

  •  É importante enfatizar que essa técnica não deixa cicatrizes externas muito aparentes, essas cicatrizes são iguais a da Blefaroplastia  e o tamanho da prega deve ser discutido entre médico e paciente antes da cirurgia.

Outra técnica feita na Ocidentalização dos olhos é a realização de pontos contínuos feitos na pálpebra superior, com uma pequena incisão no canto lateral, de apenas 2mm a 3mm. 

  • Geralmente, o paciente pode receber alta no mesmo dia, embora o inchaço e a vermelhidão no local permaneçam por algumas semanas. 

Como é o pós-operatório da ocidentalização de olhos?

Essa cirurgia requer até 10 dias de descanso. A retirada dos pontos pode acontecer de 6 a 7 dias após a cirurgia, porém o mais importante é fazer bastante repouso, com lubrificação ocular constante, com colírios específicos e compressas geladas, que ajudam na redução do inchaço. As dores são controladas com remédios receitados pelo médico. 

Outros cuidados são: 

  • Dormir de barriga para cima durante 15 dias. 
  • Higienização com água e sabonete neutro, e, nos primeiros dias, o paciente deve fazer uso da água termal nos locais mais sensíveis. Converse com o seu cirurgião sobre estes cuidados. 

O resultado parcial pode ser notado após três semanas, e o resultado final, após seis meses. A cicatriz fica na dobra da pálpebra superior, bem discreta. 

Para saber mais sobre esse e outros procedimentos, entre em contato com a Clínica Dr. Daniel Rufatto.