A rinoplastia, ou cirurgia plástica no nariz, é um procedimento cirúrgico que tem por objetivos melhorar o perfil, afinar o nariz, diminuir a largura do osso nasal e pode até auxiliar na respiração do paciente, quando ele possui desvio do septo.
Como em todo procedimento cirúrgico, a plástica no nariz requer alguns cuidados no seu pós-operatório para evitar complicações.
Hoje vamos falar sobre:
- Como é a recuperação da rinoplastia?
- O que comer após a cirurgia?
- Quando esse procedimento é indicado?
Confira a seguir!
Como é a recuperação da rinoplastia?
O pós-operatório de uma rinoplastia pode ser bem simples e dura em torno de 15 dias.
- Durante esse período, o paciente usará uma proteção de micropore no nariz, para que o nariz fique protegido, o que ajuda na cicatrização e diminui o edema.
- Nesse tempo, o paciente pode sentir incômodos e dores e o rosto pode ficar inchado e até ficar um roxo em volta dos olhos. Não é preciso se preocupar, pois isso irá desaparecer após a completa cicatrização.
- Para evitar o surgimento de manchas na pele, é indicado que a exposição ao sol seja evitada. Outra recomendação para o período é dormir com a cabeça para cima e evitar usar óculos.
O uso de analgésicos e anti-inflamatórios poderá ser recomendados pelo seu médico, para ajudar a aliviar as dores e desconfortos.
O que é recomendável comer após a cirurgia?
Depois que o paciente tem alta, ainda é preciso ficar de repouso durante alguns dias, além de ter um cuidado com a sua alimentação, que será de grande ajuda para o período pós-cirúrgico.
- Ingerir alimentos como ovos, cenouras, tomates, castanhas, limão e iogurtes pode ajudar durante a recuperação. O limão ajuda na absorção do ferro no corpo, o que ajuda a evitar anemia. O iogurte, por sua vez, ajuda a equilibrar a flora intestinal.
Independente de respeitar pós-operatório ou não, é válido lembrar que escolher alimentos saudáveis sempre é a melhor opção para ter uma boa saúde.
Quando a plástica no nariz é indicada?
Como explicado anteriormente, a plástica no nariz pode ajudar na estética e na melhora da respiração, uma vez que por meio dela pode ser realizada a correção do desvio de septo.
- Antes de se submeter ao procedimento, o paciente realizará exames de laboratório e de imagem para verificar a existência de qualquer contraindicação, garantindo sua segurança.