Mesmo com a vacinação progredindo em todo o País, a cirurgia plástica pós-COVID-19 ainda requer um período de pausa, ainda mais se você contraiu o vírus.
Durante o período de quarentena, a busca por cirurgias plásticas aumentou muito, porém, por causa da pandemia, muitos procedimentos estavam sendo desmarcados para cuidar das pessoas em estado de emergência.
Hoje vamos falar sobre:
- Qual o tempo ideal para fazer uma cirurgia plástica depois de contrair COVID-19?
- E depois da vacina?
Confira!
Qual o tempo ideal para fazer uma cirurgia plástica pós-COVID-19?
O vírus responsável pela pandemia mundial que ainda estamos vivendo é uma infecção nosocomial, o que aumenta muito os riscos de complicações (principalmente nos pacientes com problemas pulmonares).
O tempo de espera para a realização de uma cirurgia eletiva pode variar de acordo com a manifestação da doença. Veja abaixo:
- Se você foi um paciente assintomático, o período de espera pode ser de quatro semanas a partir da data do seu diagnóstico.
- Se você foi um paciente sintomático, mas que não precisou ser hospitalizado, é preciso esperar seis semanas após o final dos sintomas.
- Quem é paciente com comorbidade ou precisou ser hospitalizado, o período de espera pode ir de 8 a 10 semanas.
- Por fim, para os pacientes que precisaram ser internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é preciso esperar 12 semanas após o fim dos sintomas.
Vacinei, e agora?
Após a vacinação, você poderá conversar com o seu cirurgião para verificar se já é possível realizar a cirurgia. A ANVISA Recomenda um tempo de espera de, pelo menos, 10 dias após a vacinação, para realização do procedimento cirúrgico.
- Lembre-se de tomar a segunda dose da vacina!
- São Paulo irá iniciar a aplicação da terceira dose em setembro. Converse com o seu médico cirurgião sobre possíveis pausas após essa dose também.