Três pontos para saber antes de colocar silicone

A cirurgia de implantes de silicone é uma das mais feitas em todo o mundo e uma das mais procuradas nos mecanismos de busca do Google. Pensando nisso, e com nossa experiência em cirurgias desse tipo, separamos três pontos que você deve saber antes de colocar silicone. 

São eles: 

  • Qual a melhor técnica de inserção e quando ela poderá ser utilizada? 
  • Como escolher a melhor prótese?
  • Como melhorar a recuperação no pós-operatório? 

Confira os detalhes! 

 

Qual a melhor técnica de inserção e quando ela poderá ser utilizada? 

Dependendo de suas preferências pessoais e possibilidades, você poderá escolher entre duas opções de incisão. Cabe destacar que ambas proporcionam cicatrizes discretas. São elas:

  • Inframamária: A prótese de silicone é inserida através de corte feito abaixo do seio. Esse tipo de incisão costuma proporcionar precisão e resultados simétricos com a anatomia do paciente. Depois de curada, a cicatriz resultante pode ser escondida sob as roupas, lingerie e trajes de banho.
  • Periareolar: A prótese de silicone é inserida através de corte feito na base inferior da aréola. Esse tipo de incisão pode ser mais apropriado para mulheres com aréolas naturalmente grandes. A cicatriz também costuma ficar discreta. 
  • Axilar: A prótese de silicone é inserida por uma incisão na região axilar, ficando um corte na região interna da axila. A cicatriz poderá ficar visível quando a paciente levantar o braço

 

Converse com o seu cirurgião para saber quais técnicas ele utiliza e quais são as mais indicadas no seu caso. Lembrete: caso você precise refazer a cirurgia ou queira aumentar as próteses depois de alguns anos, a técnica utilizada inicialmente pode mudar. Porém, de forma geral, tanto a incisão inframamária quanto a periareolar podem ser usadas.

 

Como escolher a melhor prótese?

Você e o seu cirurgião decidirão juntos qual a melhor prótese para a sua cirurgia. Porém, alguns pontos para se pensar com antecedência, antes da sua consulta, são: 

  • Material de implante: atualmente as próteses são preenchidas com um gel de silicone coeso, podendo vir acompanhado ou não de fibra rugosa exterior. As próteses rugosas ou texturizadas tentam evitar complicações como contratura capsular e deslocamento da prótese.
  • Tamanho do implante: é principalmente uma questão de preferência pessoal e pontos anatômicos que serão avaliados pelo cirurgião como: tamanho do tórax, quantidade de tecido mamário, elasticidade e flacidez da pele, sendo levado em conta o que seu cirurgião determina durante o seu exame. 
  • Forma do implante: os implantes são moldados para tentar imitar o formato natural de uma mama, podendo ser redondo, cônico ou anatômico. 

 

Verifique com o seu cirurgião quais as próteses disponíveis para você. 

 

Como melhorar a recuperação no pós-operatório?

Algumas recomendações que podem lhe ajudar no pós-operatório após colocar silicone são: 

  • Não durma de bruços nos primeiros 90 dias, para que as incisões cicatrizem corretamente.
  • Evite exercícios físicos nos braços, ou de impacto, nos primeiros 45 dias.
  • Utilize os cremes e óleos cicatrizantes recomendados pelo seu cirurgião.
  • Antes e depois da cirurgia, mantenha uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares.