Uma das maiores preocupações após a cirurgia é com a alimentação, de modo que essa ajude na recuperação do paciente. Entenda a influência desse importante fator no pós-operatório
Ajuda na recuperação
A alimentação balanceada, juntamente com repouso e medicação adequados, contribui positivamente para a recuperação do paciente. Alimentos leves, ricos em água e vitaminas ajudam na obtenção de uma boa cicatrização.
Além disso, evitar açúcar e alimentos industrializados, ingerir muita água e suco natural ajuda na recuperação.
Beber água nesse processo é essencial para a diminuição de inchaços e hematomas ocasionados pelo procedimento.
Vegetais possuem uma carga nutritiva rica, contribuindo para a melhora do sistema imunológico, que evita infecções e outros tipos de problemas após a cirurgia.
Para o processo de cicatrização ser mais eficiente, você pode optar por carnes magras, como filé de peito de frango, cortes bovinos com pouca gordura e peixes.
Frutas, além de hidratar, possuem vitaminas que auxiliam no processo de cicatrização por terem muito colágeno, especialmente as frutas vermelhas.
A alimentação saudável aliada a todas as recomendações dadas pelo médico responsável pelo processo cirúrgico ajudará na recuperação de uma forma mais leve e menos dolorosa.
Siga as instruções médicas
O médico irá recomendar uma dieta voltada para a recuperação de seu organismo, tendo em vista os melhores resultados durante o repouso.
Além disso, você deverá cumprir também o retorno nas datas estipuladas para a verificação da evolução do quadro clínico e se a alimentação está também surgindo efeito para a melhor recuperação do corpo.
Separe um tempo extenso para permanecer em repouso, pois você não poderá realizar atividades físicas ou esforço durante um período de tempo, para que a cicatrização ocorra de forma correta e sem complicações.