Para saber se seu cirurgião está realmente preparado para realizar sua operação, sempre busque saber sobre a sua vida acadêmica e sua experiência. Isso dará tranquilidade para que você entenda se ele realmente está pronto para realizar sua cirurgia.
Especialidades de um cirurgião plástico
A cirurgia plástica está sempre em evolução. Por isso, o médico cirurgião plástico no Brasil necessita de, no mínimo, 11 anos de estudos: 6 deles de graduação em Medicina, 2 de Residência Médica em Cirurgia Geral (a partir de 2018, 3 anos) e 3 de Residência Médica em Cirurgia Plástica.
Após esse período de formação, o profissional deverá ser aprovado em uma avaliação escrita e outra oral, aplicadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Só então ele será considerado um especialista em cirurgia plástica.
Assim, é importante checar se o médico responsável pelo procedimento tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM) e se é habilitado para cirurgia plástica.
Como confirmar todas as informações?
Por meio do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é possível verificar se todas as informações que o cirurgião transmitiu como verdadeiras realmente constam em seu cadastro.
Também é possível confirmar essas informações junto ao Conselho Federal de Medicina e garantir que nada passe sem total segurança.
Médicos esteticistas não são aptos a realizar cirurgias
A medicina estética não é reconhecida como especialidade médica, portanto, se um esteticista atuar como cirurgião plástico, estará não só colocando a vida e a segurança física do paciente em risco, como também infringindo o código de ética médica.
Acesse nosso site e agende sua consulta: https://conteudo.danielrufatto.com.br/agendamento-de-consultas