Mentoplastia é o procedimento cirúrgico que busca tratar o formato da região do mento, isto é, do queixo do paciente, que é constituído por pescoço, mandíbula e o terço inferior do rosto. Os propósitos da operação são aumentar e diminuir a área.
Geralmente as mentoplastias que ocorrem mais são as de aumento, mais simples em comparação às de redução, que costumam ser mais complexas.
O paciente que busca o procedimento não é motivado apenas por uma questão estética, pois a cirurgia também lhe permite maior e melhor mobilidade e funcionalidade da área do mento.
A região do queixo é fundamental para que haja a harmonia facial. Alguns pacientes possuem deformidades ou alterações anatômicas que impactam até mesmo nas funções do organismo que dependem dessa estrutura, como a mastigação, a respiração e a fala.
Entenda o procedimento
A mentoplastia é a que visa à correção do posicionamento da região. Ela é dividida em:
- Mentoplastia de aumento: sugerida para os pacientes que apresentam o maxilar superior muito à frente dos dentes de baixo.
- Mentoplastia de redução: indicada para os pacientes que possuem os dentes inferiores mais projetados em relação ao maxilar superior.
É o cirurgião plástico quem avaliará as condições da pessoa e identificará quais serão os procedimentos necessários para cada caso.
Há situações nas quais será realizada remodelação do osso, em outras há a necessidade de associar a colocação de uma prótese e procedimentos diversos, o que for preciso para proporcionar melhora na proporção do rosto.
Riscos da cirurgia
Dificilmente a mentoplastia apresenta riscos, no entanto, pode haver sangramentos na boca e no nariz, além da perda da sensibilidade da face.
Para reduzir as chances de riscos e de surgirem infecções ou quaisquer outras complicações, é primordial que o paciente siga rigorosamente as orientações dadas pelo profissional especialista e tome as medicações prescritas.
Recuperação e Expectativas
No pós-operatório é normal que haja inchaço nos primeiros dois dias. Gradativamente ele irá diminuir até que desapareça, o que leva cerca de 7 a 10 dias.
Dependendo da situação, pode ser que seja necessário usar aparelho nos dentes para que seja feito o realinhamento da arcada superior em relação à inferior.
O procedimento costuma oferecer bons resultados com a harmonização da face: a mudança na forma do queixo afeta positivamente o aspecto estético e funcional da região, além de elevar a autoestima do paciente.
Conheça mais sobre o procedimento aqui. (https://www.danielrufatto.com.br/procedimentos/face/protese-de-mento/)