A abdominoplastia é um procedimento muito indicado para casos de excesso de pele ou gordura na região do abdômen que, dependendo do estado em que se encontra, pode causar incômodo, desconforto e abalar a autoestima.
Essa flacidez pode se tornar aparente e atrapalhar as tarefas diárias das pessoas e fazer com que elas sintam envergonhadas. O procedimento visa recuperar esse local e tratar os excessos de pele , para que o aspecto do abdômen seja adequado ao restante do corpo.
Indicações da abdominoplastia
A cirurgia não deve ser considerada um tratamento contra a obesidade: deve ser realizada apenas em pessoas saudáveis e relativamente em forma, para que o resultado seja como o planejado.
Existem pacientes que possuem a parede abdominal muito fraca associadas a uma diástase (alargamento do músculo abdominal) e a costura realizada durante a cirurgia poderá melhorar o aspecto da parede abdominal. Essa fraqueza muscular não torna o procedimento contraindicado, pois mesmo com a musculatura fraca a plicatura dos músculos locais fornece a correção da diástase, podendo servir de estabilização da parede abdominal.
Como é realizada a cirurgia?
Será realizada uma avaliação do local pelo cirurgião plástico, para que seja verificada a quantidade de acúmulo de gordura, excesso de pele ou diástase dos músculos locais.
O procedimento é realizado, normalmente, por meio de duas incisões: a primeira é um corte horizontal acima da região dos pelos pubianos que se estende até a região próxima aos quadris. A extensão e forma dessa incisão variam de acordo com o tamanho do local a ser trabalhado.
A segunda incisão é realizada de forma vertical, finalizada ao redor do umbigo, local em que a parte superior do abdômen e o excesso de pele são separados das partes mais profundas. É realizado então um descolamento subcutâneo, por meio do qual é exposta parte da musculatura do abdômen.
Nesse local, os músculos são suturados, fazendo com que eles fiquem rígidos; a barriga ficará mais plana e a cintura bem mais definida.
Após a cirurgia, é colocado um dreno, que realizará a aspiração do local, evitando o acúmulo de líquidos.