O preenchimento cutâneo é uma técnica que vem se desenvolvendo no decorrer dos anos e através de novas tecnologias e produtos. Hoje apresenta uma forma menos invasiva de ser realizada; antes só poderia ser feita por meio de cirurgias.
Para quem percebe um aumento no tamanho das rugas, flacidez em locais do rosto ou deseja ter lábios mais carnudos, o preenchimento pode ser realizado para melhorar esse aspecto e aumentar a autoestima.
O que é o preenchimento cutâneo?
O preenchimento é realizado para corrigir sulcos, rugas e olheiras, além de reduzir cicatrizes causadas pela acne e melhorar a perda do contorno facial decorrente da idade avançada.
Ele também é conhecido por aumentar o volume labial para pessoas que têm lábios muito finos ou desejam aumentá-los.
Para realizar essa melhoria, é aplicada uma injeção em uma camada abaixo da pele na região que será tratada e é inserido um líquido que, diferente do Botox, não altera a expressão facial do indivíduo, já que irá se movimentar com os músculos do rosto, conforme as expressões da pessoa.
Essa substância irá preencher os espaços entre as células e levantará ou aumentará a superfície da pele no rosto.
Como é realizada a avaliação?
O cirurgião verifica a queixa do paciente e avalia tanto seu rosto quanto as tonalidades de sua pele, para saber exatamente em quais pontos deverá ser realizado o preenchimento, para que não apareçam manchas ou o rosto fique deformado.
Depois disso, serão realizadas marcas dos pontos, que servem como guia para o médico realizar a aplicação do material.
Será realizada uma higienização do local e será aplicada uma anestesia, antes do procedimento em si, para que não haja desconfortos.
Dependendo da quantidade e da profundidade que essa substância irá atingir, será aplicado um anestésico, para minimizar as dores no rosto. A aplicação leva, em média, alguns minutos.
Após a aplicação e a limpeza dos pontos, é colocada uma bolsa de gelo para aliviar o inchado e o desconforto momentâneos. Para esconder os pontos de aplicação, é possível utilizar maquiagem, desde que esse material não movimente a substância colocada no local.
Preenchimento
Essa técnica normalmente utiliza gordura retirada do próprio corpo do paciente através da lipoaspiração, para que assim não haja nenhuma reação alérgica do organismo com a substância injetada.
Porém, essa gordura é facilmente reabsorvida pela pele, então é realizada uma inserção mais volumosa no ato do procedimento, que poderá dar um aspecto anormal inicialmente, mas que vai se normalizando em pouco tempo.
A gordura retirada na lipo também poderá ser armazenada para a utilização em outros momentos.