Existem cuidados que devem ser tomados para que seja realizada uma cirurgia plástica segura e que traga os melhores resultados para o paciente.
O primeiro passo para ter sucesso em um procedimento cirúrgico é buscar um profissional qualificado e devidamente regulamentado. Para se assegurar disso, você poderá acessar os sites do Conselho Regional de Medicina ou da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realizar a busca pelo nome do profissional. Com isso, você terá certeza de que ele está apto a realizar o procedimento que você está buscando.
Expectativa
Ao longo das consultas, que serão realizadas para verificar o estado de saúde do paciente, o médico tem a responsabilidade de alertar sobre os riscos e como o paciente poderá minimizá-los para que tudo ocorra com a maior tranquilidade possível.
A cirurgia gera grande expectativa e a função dessas consultas é preparar o paciente física e psicologicamente para que entenda da forma mais clara possível tudo o que acontecerá com ele após o ato cirúrgico e como ele deverá proceder em cada etapa do processo.
Resultados
Atualmente com as redes sociais, muitos profissionais mostram pré e pós-operatório para que os consumidores possam verificar os resultados após os procedimentos, porém é necessário entender que nenhum médico pode garantir que o resultado será 100% satisfatório, pois cada organismo reage e se recupera de forma diferente dos outros.
Além da excelência do tratamento médico e do local adequado para a cirurgia, os procedimentos dependem de diversos fatores para o sucesso da operação. As variações ocorrem em razão do biótipo do paciente (genética e estrutura corporal) e o mais importante: da forma como o paciente irá seguir as determinações do cirurgião no pós-operatório.
Pós-operatório
O pós-operatório é sempre um período longo e no qual se deve ter todo o cuidado possível para evitar problemas. Existem casos em que se pode demorar até 18 meses para que a cirurgia cicatrize totalmente, de modo a se obter o resultado final e definitivo.
Portanto, você deve seguir as recomendações passadas pelo cirurgião para que não seja necessária uma nova operação ou um retoque, o que fará com que você permaneça mais tempo ainda em recuperação.
Logo após a operação, o paciente não deverá ficar em repouso absoluto, mas sim fazer os movimentos que forem orientados, pois ficar muito tempo na cama pode trazer problemas como a trombose.
Além disso, toda novidade deve ser comunicada ao médico, para que ele possa avaliar a ocorrência: sobre sua normalidade ou se é necessário um maior cuidado.