Vejamos o que é realizado na lipoaspiração e lipoescultura e analisemos suas diferenças:
Lipoaspiração
A lipoaspiração visa retirar excesso de gordura localizada de regiões sobre as quais mesmo os exercícios físicos não surtem efeito. São utilizados aparelhos como o vibrolipoaspirador, que determinará um contorno corporal mais harmônico com o corpo de cada paciente.
Essa operação dura, em média, duas horas e são realizadas pequenas incisões de 3 mm para que seja eliminada toda a gordura.
Normalmente as cicatrizes não ficam muito aparentes e o paciente poderá contar com uma anestesia peridural ou geral, ficando em média 24 horas na clínica para observações, tendo, em média, 10 dias para a total recuperação.
Apesar de visar retirar a gordura localizada, o intuito do procedimento não é a perda de peso, mesmo sabendo-se que após o ato a balança apresenta certa diferença; o objetivo principal da lipoaspiração é retirar o excesso de gordura do local, e não eliminar peso para fins de emagrecimento.
Lipoescultura
Por mais que ela tenha o mesmo objetivo da lipoaspiração, de eliminar a gordura corporal, visa promover uma modelação do corpo, valorizando as curvas, saliências e depressões que o paciente já tem e busca salientar.
Essa técnica procura refinar esses traços por meio da retirada da gordura, sem descartá-la, mas reutilizando-a em outro local, como enxerto, proporcionando um rejuvenescimento corporal e aumentando as formas desejadas.
O procedimento pode ser realizado em qualquer local do corpo que possui excesso de gordura ou que pode receber um aumento. A anestesia pode ser peridural ou geral e leva, em média, 2 horas para ser finalizada.
As cicatrizes são praticamente imperceptíveis, já que as incisões realizadas têm apenas 3 mm, e o paciente ficará sob observação na clínica por 24 horas.
O tempo de recuperação dura, em média, 10 dias, seguindo as recomendações médicas para não comprometer os resultados desejados.