Existem casos em que a perda de peso deixa um pouco de saliência na região inferior do abdômen, causando desconforto estético e, muitas vezes, físico, pelas dobras da pele causarem atrito e, consequentemente, assaduras. Para melhorar o aspecto do local é indicada a Miniabdominoplastia
O procedimento em questão visa retirar esse excesso de pele na região inferior do abdômen e melhorar os resultados da perda de peso, assim, também definindo o contorno abdominal.
A cirurgia dura 1 hora, em média, e pode ser realizada com anestesia peridural, raquidiana ou geral, dependendo do paciente.
A cicatriz ficará na região inferior do abdômen, na altura de onde normalmente são realizadas cesáreas. O paciente ficará internado durante 24 horas sob observação médica e o tempo de recuperação tem média de duas semanas.
A cirurgia não visa à perda de peso, mas claramente que com a retirada do excesso de pele isso ocorrerá. No entanto, não implicará em grandes resultados físicos, mas sim estéticos; portanto, quem desejar perder peso com esse procedimento poderá não ter o objetivo alcançado.
Resultados da miniabdominoplastia
Os melhores resultados são aqueles em que há menores retiradas de pele, como no caso de mulheres que apresentam certa flacidez no abdômen após um ou mais partos durante a vida, com o excesso de gordura localizada na região.
Em casos de perda de peso, o resultado também será satisfatório, porém vale a pena lembrar que essa cirurgia trata apenas do abdômen e que as gorduras localizadas nas demais regiões do corpo permanecerão, exigindo uma lipoaspiração associado ao tratamento clínico ou fisioterápico para que haja um equilíbrio em todo o corpo.
As cicatrizes levam, em média, até 18 meses para atingir seu resultado final, porém é possível verificar os primeiros resultados ainda em pouco tempo.
Nos primeiros meses, o abdômen apresentará uma certa insensibilidade relativa, além de poder trazer um certo inchaço, que melhorará espontaneamente.
Após desinchar, a pele poderá ter um aspecto de esticada ou plana, com o decorrer dos meses e com o início dos exercícios voltados para a modelagem, o local irá gradativamente atingir o resultado definitivo.
Os resultados finais devem atingir seu ápice entre 12 e 18 meses após a operação; qualquer período anterior a isso, deverá ainda ser analisado como transitório.
Há ainda uma dúvida com relação à gravidez pós-cirurgia: ela deverá ser orientada pelo ginecologista, para a verificação da possibilidade ou não. Aconselhamos que sejam programados todos os filhos que a paciente deseja ter antes de realizar o procedimento.