Saiba Todos os Detalhes Sobre a Otoplastia

A otoplastia é uma cirurgia que visa corrigir deformidades na parte externa da orelha. Normalmente, a cirurgia é realizada de modo a aproximar a orelha do crânio, melhorando, assim, o aspecto da forma e do desenho. Além desse principal objetivo, o paciente poderá corrigir algumas deformidades, como a posição, o tamanho da orelha e o lóbulo.

A operação pode ocorrer em pacientes acima dos 7 anos de idade, com anestesia local com sedação e não demanda grande tempo de internação. O procedimento costuma durar de 1 a 2 horas, em média, sem deixar cicatrizes visíveis. Em alguns casos mais específicos, o paciente poderá passar 12 horas em observação, para a garantia de não haja nenhum tipo de complicação.

Diferente do que muita gente pensa, não é necessário cortar o cabelo para realizar uma otoplastia; pelo contrário, um cabelo um pouco maior até contribui, já que ajudará a esconder o inchado após a cirurgia, até que as orelhas voltem ao estado natural e o paciente consiga ver, de fato, o resultado.

Para esse procedimento, são necessários alguns exames pré-operatório, como exame de sangue e eletrocardiograma, visando avaliar a saúde do paciente.

Existem restrições para pacientes que possuam problemas cardíacos, anemias severas ou problemas de coagulação no sangue, que são verificadas antes da cirurgia.

Pós-operatório da otoplastia

O procedimento cirúrgico não costuma deixar o local dolorido, porém, caso surjam dores, é possível realizar o tratamento com analgésicos comuns.

Além disso, pequenos curativos são colocados para proteger as cicatrizes e é recomendado que o paciente não durma por cima da orelha por, no mínimo, 45 dias, a fim de evitar a compressão das orelhas. É necessário o uso da faixa de otoplastia (que nada mais é do que uma bandana elástica que protege o local da operação, com o objetivo de auxiliar na recuperação).

Após a retirada dos curativos, já é possível a análise do resultado da cirurgia, pois nesse período o visual já está em torno dos 80% do resultado final esperado, mas ainda serão necessários alguns cuidados com o edema e a equimose.

Para se avaliar, de fato, o resultado final, são necessários 6 meses após o ato cirúrgico, quando as cicatrizes já estão com um estágio de recuperação totalmente avançado.

Os resultados são definitivos, desde que sejam seguidas todas as recomendações médicas e o passo a passo da recuperação, para que não haja nenhuma complicação futura, já que em casos extremamente raros, se o paciente não fizer uso da faixa ou seguir os procedimentos que indicados pelo médico, é possível que a orelha volte ao lugar original e que ocorram alterações no processo de cicatrização, resultando em problemas.

Outra dúvida comum é sobre o surgimento de queloides após a operação. Essa condição genética deverá ser verificada por meio de um histórico familiar. Caso seja constatada, o cirurgião deverá ser imediatamente avisado para que as medidas preventivas sejam tomadas.

Conheça nosso trabalho, acesse https://www.danielrufatto.com.br/procedimentos/face/otoplastia e saiba mais.